• Matéria: História
  • Autor: sbina5153
  • Perguntado 5 anos atrás

Como você entendeu, no texto 2, a cidadania que a República
delegou aos povos indígenas? Eram cidadãos com plenos
direitos? O que lhe permite afirmar ou não isso?

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
140

Os povos indígenas não eram cidadãos plenos de direito pelo modelo da Constituição de 1891 pois a sua cultura era considerada "selvagem" e ficava estipulado que estas pessoas deveriam ser "incluídas" na sociedade brasileira (naquele contexto, a sociedade branca e pós-colonial) por meio da supressão de suas práticas.

Como o direito ao voto era também limitado aos homens dotados de posses, situação que não se aplicava a praticamente nenhum homem de ascendência nativa, estas pessoas não poderiam eleger representantes, de modo que não poderiam ser consideradas de modo algum como cidadãs plenas.


adrianalinozinho197: manooooo, tu é muuito inteligente cara
respondido por: viniciusrm19
0

A ideia que o autor busca repassar durante o texto 2 refere-se ao conceito de que os indígenas não eram considerados como cidadãos, visto que sua cultura era suprimida pelos representantes da República, contribuindo ainda mais para sua discriminação e segregação.

Cidadania indígena da República

O período da República apresentou grandes controvérsias, principalmente a respeito da questão da cidadania, que era somente delegada a homens brancos, de forma que outros grupos se mantinham excluídos como analfabetos, mulheres e indígenas. O texto faz referência à exclusão de indígenas na época, que hoje, está incluída, desde a Constituição de 1988.

Mais sobre cidadania indígena no período republicano: brainly.com.br/tarefa/24967364

Anexos:
Perguntas similares