Respostas
Resposta:
construindo um barco
Explicação:
Resposta:
Oi, tudo bem?
Portugal tem uma longa linha de costa, a pesca sempre foi uma atividade profundamente enraizada. As viagens e o comércio entre o norte e o sul eram preferencialmente feitos de barco, pois era menos perigoso e mais rápido do que o rodoviário
Explicação:
Não é de estranhar que os marinheiros portugueses estivessem bastante habituados ao bravo mar Atlântico, desenvolvendo técnicas que lhes permitiam subir e descer a costa com ventos contrários, nunca se afastando muito da costa.
Na verdade, isso foi fundamental para a fase inicial das descobertas, pois tornou a exploração da costa oeste africana um processo familiar.
Mas o salto maior veio depois, com a fundação da escola marítima de Sagres, que reuniu mentes nobres como matemáticos judeus ou cartógrafos italianos.
Dois avanços tecnológicos importantes permitiram aos portugueses obter um avanço no domínio dos mares:
1 - A caravela, um aprimoramento do barco de pesca muçulmano Qarib, equipado com velas latinas, permitiu uma rápida mobilidade e capacidade de manobra contra o vento.
2 - Ferramentas modernas de cartografia e navegação: uma coisa era poder navegar para longe, mas registrar sistematicamente a costa ou ser capaz de seguir repetidamente uma rota estabelecida com mais ou menos precisão era algo bem diferente.
Tenha uma ótima tarde!