Mito e Filosofia
O mito foi o recurso utilizado durante anos para explicar tudo o que existe no Universo. Desta forma, foram criados mitos para explicar a origem dos homens, dos sentimentos, dos fenômenos naturais, entre outros. O mito é um discurso que busca explicar a realidade através do alegórico.
Mito tem a finalidade em si mesmo. Acredita-se ou não nele, conforme a própria vontade, mediante um ato de “fé”, caso apareça “belo” ou verossímil, ou simplesmente porque se quer acreditar.
Os gregos cultuavam uma série de deuses, heróis ou semideuses. Relatando a vida desses deuses e heróis e seu envolvimento com os humanos , criaram uma rica mitologia, isto é, um conjunto de lendas e crenças que, de modo simbólico, fornecem explicações para a realidade universal.
O mito é a forma mais remota de crença, por meio da qual os povos se relacionam com o sobrenatural. De modo geral, o mito está impregnado do desejo humano de afugentar a insegurança, os temores e a angústia do desconhecido, do perigo e da morte.
Filosofia.
A filosofia é um discurso que busca explicar a realidade através da razão (logos).
O pensamento filosófico surgiu na Grécia, no século VI a.c., nesse período é marcado por um processo que vinha desde do século VIII a.c., ocorrendo transformações nas relações sociais e políticas, proporcionando a lenta passagem do mito para a reflexão filosófica.
Entre elas estão:
A redescoberta da lei escrita (desapareceu no século XII a.c)
- A moeda;
- A lei escrita;
- O cidadão da pólis (Cidade-Estado);
- A consolidação da democracia.
O momento histórico da Grécia antiga em que se afirma a utilização do logos (razão) para resolver os problemas da vida estaria vinculado ao surgimento da pólis, cidade-Estado grega.
A pólis foi uma forma de organização social política na qual os cidadãos passaram a dirigir os destinos da cidade. Entendida como criação dos próprios cidadãos, e não dos deuses,
Umas das características das cidades-Estados gregas - especialmente de Atenas - era a prática constante de discussões políticas em praça pública (Ágora) pelos cidadãos. Isso contribuiu para que o raciocínio bem formulado e convincente se tornasse,com o tempo, o modelo adotado para refletir sobre as coisas, não só as questões políticas.
ATIVIDADE:
1) Qual foi o papel do mito na antiguidade?
2) O que motivou o início da filosofia? E qual a relação entre a Ágora e o logos?
PODEM ME AJUDAR?
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
1. A função do mito na antiguidade era de se afugentar o medo e a insegurança e conseguir por meio do mesmo uma resposta para as coisas.
Explicação:
2. O nascimento da Filosofia se deu através da compreensão do mundo a partir de fundamentos baseados na racionalidade, na lógica, e não em mitos
pedroph2003:
Muito obrigado
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás