Respostas
Aqui está a resposta amigo!!
Resposta:
O músculo esquelético é um órgão endócrino capaz de regular a homeostase de todo o organismo, sendo capaz de expressar as mioquinas (como a irisina), que têm atividade metabólica e atuam como hormônios, cuja liberação está relacionada à contração da fibra muscular. Estas mioquinas conseguem exercer a sua ação em locais distantes de onde foram produzidas. Dessa forma, vários receptores em diferentes áreas do corpo e com diferentes funções respondem a esse processo regulatório, como a saúde mental, o comportamento motor, a saúde articular, a resposta imunológica, a composição corporal etc. Elas são conhecidas ainda pela capacidade moduladora do hormônio na atividade dos macrófagos (células de defesa do sistema imune), o que as confere potencial propriedade anti-inflamatória.
A irisina é um hormônio secretado como um produto da fibronectina tipo III com a proteína 5 (FNDC5) e é induzida pelo receptor y ativado por proliferador de peroxissoma (PPARy) e o coativador transcricional 1a (PGC-1) no músculo esquelético.
O exercício e o gasto de energia induzem o regulador transcricional PGC-1 no músculo esquelético, o qual, por sua vez, conduz a produção da proteína de membrana FNDC5. O fator circulante irisina ativa fatores termogênicos no tecido adiposo branco levando ao processo de browning, incluindo biogênese mitocondrial e a expressão da proteína desacopladora 1 (UCP1), levando à produção de calor mitocondrial e gasto de energia