1. Durante os processos de independência da América espanhola, dois grupos se destacaram como
principais protagonistas e adversários durante os confrontos. Cite os dois protagonistas e suas
principais características.
2. “Criollos” e “Chapettones” eram respectivamente:
a) Os espanhóis e os mestiços.
b) Os naturais da América e os espanhóis.
c) Os mestiços e os precursores da independência.
d) Os representantes da Coroa Espanhola e os grandes comerciantes.
Genteeee por favor me ajuda
cês é tudo olho do rabo nem pra ajudar
Respostas
Resposta:
1.Os dois grupos sociais coloniais que se destacaram nos processos da independência espanhola foram os dois que tinham interesses diametralmente opostos nestes processos revolucionários: os espanhóis e os criollos.
Os espanhóis, descendentes de europeus e nascidos na Europa, eram os mais favorecidos pela administração colonial, ocupavam os postos mais altos e eram muito fiéis à Coroa, de modo que lutaram contra as tentativas de independência.
Já os criollos, descendentes de espanhóis, mas nascidos nas Américas, eram considerados como "inferiores" aos espanhóis, de modo que ocupavam postos submissos e viam na independência uma possibilidade de adquirirem completamente os seus direitos pessoais e passassem a determinar a política dos territórios coloniais de acordo com os interesses das populações que os habitavam.
2. a correta é a letra b)
Explicação:
marca como melhor prf
confia
1) Os dois grupos que se destacaram durante o processo de independência da América Espanhola foram os chapetones e os criollos.
Apesar do seu destaque durante este processo, eles eram adversários, pois os chapetones eram homens nascidos na Espanha que ocupavam cargos administrativos na colônia espanhola. Os criollos eram filhos de espanhóis nascidos na colônia e por causa disto, não possuíam os mesmos privilégios, condições econômicas e sociais que os chapetones.
2) Os chapetones eram os nascidos na Espanha e os criollos eram os descendentes de espanhóis nascidos na colônia.
Portanto a letra b está correta.
O processo de independência da América Espanhola foi bastante violento e também causou a fragmentação de diversos territórios. Apesar da participação de ambos os grupos, a elite criolla acabou por definir os limites deste processo, demonstrando que desejavam romper com a ordem social vigente depois da separação da Metrópole.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/17341742