Por algum processo de eletrização um objeto metálico A, eletricamente isolado da terra, tem carga negativa 32.1012 C. um segundo objeto metálico neutro B, mantido em contato com a Terra, é aproximado do primeiro e ocorre uma faisca entre ambos, sem que eles se toquem. Supondo que durante a faísca houve uma transição de 2.10 partículas eletrizadas entre os corpos. Responda os seguintes itens:
a) Explique o surgimento da faisca:
b) Quais são as partículas em transição e qual o sentido dessa transição? c)
(qual corpo perde e qual ganha) Determine matematicamente a carga final de cada corpo.
Respostas
a) A faísca é a transferência de cargas;
b) São transferidos elétrons de A para B;
c) Os corpos ficam neutros ao final.
A faísca se dá devido a transferência de cargas de uma corpo para o outros devido a diferença de potencial presente entre eles.
Temos que inicialmente o corpo A possui uma carga negativa de 32 x 10⁻¹² C e é aproximado de um corpo B, eletricamente neutro. Há a passagem de 2 x 10⁸ partículas eletrizadas de A para B.
Essas partículas correspondem aos elétrons, uma vez que eles estão presentes na eletrosfera dos átomos presentes nos materiais, enquanto que o próton está fortemente fixo no núcleo.
Como cada elétron tem uma carga de - 1,6 x 10⁻¹⁹ C, como foram transferidas:
2 x 10⁸ . 1,6 x 10⁻¹⁹ = 32 x 10⁻¹² C
Assim, toda a carga do corpo A foi transferida para o corpo B, sendo que o corpo A agora está neutro e como o corpo B está conectado a Terra, também ficou neutro, uma vez que a carga foi descarregada na Terra.
Bons estudos!