Expõe os estudos de Jean-Pierre
Vernant que apontam cinco fatores importantes que criaram condições do florescimento da filosofia.
São eles: a descoberta da escrita, a moeda, a lei escrita, o cidadão da pólis e a consolidação da
democracia. Descreva-os.
gócios e enriqueceu os comerciantes, o que acelerou
a substituição dos valores aristocráticos por valores
da nova classe em ascensão.
nova base, porque, ao expressarem o ideal igualitário
da democracia nascente, a unificação do corpo so-
cial enfraqueceu a hierarquia do poder aristocrático
das famílias.
lítica, que permite ao indivíduo tecer seu destino em
praça pública. Da instauração da ordem humana sur-
giu o cidadão da pólis, figura inexistente no mundo
das sociedades tradicionais e das aristocracias rurais.
representantes, e cada cidadão participava direta-
mente das decisões de interesse comum.
Respostas
Resposta:
Espero ter ajudado!
Explicação:
Os estudos que realizamos sobre filosofia africana não são inéditos; mas o aumento da circulação de material acadêmico no Brasil que problematiza o nascimento da filosofia na Grécia, trazendo à luz fontes africanas mais antigas que as ocidentais, tem sido motivo de críticas variadas. Objeções que alegam: “filosofia” é um termo grego; outras insistem que só na Grécia Antiga o pensamento ganhou tom laico. Ou ainda, perguntam por que deveríamos “impor” o registro filosófico a outras formas de pensamento de povos da antiguidade fora do mundo helênico. Em resumo, tais questões têm sido acompanhadas de argumentos diversos que dizem algo como: a filosofia nasceu na Grécia, desenvolveu-se dentro da ambiência territorial europeia como uma aventura ocidental do pensamento humano. Não cabe destrinchar cada uma das objeções, tampouco teríamos condições de apresentar o vasto elenco de tréplicas em favor da produção filosófica africana desde George James com Legado roubado, passando por Cheikh Diop, Theóphile Obenga, Molefi Asante, até A filosofia antes dos gregos, de José Nunes Carreira. Todos os autores advogam uma hipótese comum: a filosofia não nasceu grega. A abordagem que defendemos denuncia uma grave confusão. A questão não é onde nasceu a filosofia. Com base em fontes históricas diversas, os textos egípcios são documentos africanos mais antigos do que os escritos gregos, que são referências da cultura ocidental. Alguns expoentes da egiptologia, seja Jean-François Champollion (1790-1832), Cheikh Anta Diop (1923-1986), Theóphile Obenga (1936-) ou Jan Assmann (1938-) concordam que os textos egípcios são mais antigos do que os gregos. A polêmica está no caráter filosófico dos escritos egípcios. Nós estamos de acordo com Diop e Obenga – o material egípcio é filosófico.
Resposta:
A redescoberta da escrita
A vantagem da escrita é que ela fixa a palavra
para além de quem a proferiu, o que exige maior
rigor e clareza, e estimula o pensamento crítico.
Desse modo, a escrita traz a possibilidade de maior
abstração, de reflexão aprimorada.
A moeda
A moeda, surgida por volta do século VII a.C., facilitou os ne-
gócios e enriqueceu os comerciantes, o que acelerou
a substituição dos valores aristocráticos por valores
da nova classe em ascensão.
A lei escrita
As reformas da legislação fundaram a pólis sobre
nova base, porque, ao expressarem o ideal igualitário
da democracia nascente, a unificação do corpo so-
cial enfraqueceu a hierarquia do poder aristocrático
das famílias.
O cidadão da pólis
Expressar-se por meio do debate fez nascer a po-
lítica, que permite ao indivíduo tecer seu destino em
praça pública. Da instauração da ordem humana sur-
giu o cidadão da pólis, figura inexistente no mundo
das sociedades tradicionais e das aristocracias rurais.
A consolidação da democracia
Os cidadãos livres,fossem ricos ou pobres,tinham acesso à assembleia. Tratava-se de uma democracia direta, em que não eram escolhidos
representantes, e cada cidadão participava direta-
mente das decisões de interesse comum.
Explicação:
para além de quem a proferiu, o que exige maior
rigor e clareza, e estimula o pensamento crítico.
Desse modo, a escrita traz a possibilidade de maior
abstração, de reflexão aprimorada.