Respostas
Tomé de Sousa investiu na importação de escravos, no povoamento das terras e na criação da capital brasileira de Salvador.
Duarte da Costa incentivou a migração de colonos e a escravidão.
Mem de Sá expulsou os franceses, melhorou o fornecimento da mão de obra, como seus antecessores e articulou o poder eclesial e estatal.
Um abraço!
Resposta:
Espero que tenha ajudado
Explicação:
No século XVI, quando as capitanias hereditárias vieram a fracassar no Brasil, o então rei de Portugal, D. João III decidiu no ano de 1549 instalar um sistema de Governo-geral, para que assim pudesse continuar a ter controle sobre o território brasileiro.
No dia 29 de Março, D. João III escolheu Tomé de Sousa para exercer o cargo de primeiro governador-geral, na Baía de Todos os Santos, acompanhado de uma expedição que incluiria uma média de 1.000 homens. Sua atuação fez com que a primeira cidade do país fosse formada, Salvador, que viria a se tornar a capital do Brasil já que se encontrava em uma posição privilegiada entre o sul e o norte do território.
Governo Geral do Brasil
Imagem: Reprodução
O governo de Tomé de Sousa
Uma das principais preocupações do governador-geral era a de impedir que o litoral brasileiro viesse a ser invadido pelos franceses, para isso ele teria que tomar providencias para que as capitanias distribuídas estivessem em segurança e cuidar da administração do país. Como todo o poder era centralizado em suas mãos, ele criou os seguintes cargos para lhe auxiliar neste trabalho: