• Matéria: História
  • Autor: nandabrito607
  • Perguntado 5 anos atrás

a)Se, como nos fala o Texto, a maioria da população de Canudos era de afrodescendentes, incluindo ex-escravizados, porque será que a comunidade do Belo Monte foi tão atrativa para aqueles sujeitos, após a Abolição de 1988? b)Ainda sobre Canudos, você acha que o fato de ser uma comunidade no interior do sertão da Bahia e com tantos sujeitos fora da realidade branca, urbana e com posses, refletiu na violência resultante do conflito? Justifique sua conclusão.​


djvictor8824: B) Sim. Historicamente, povos com pouco e/ou nenhum acesso à melhores condições de vida, tanto politicamente, economicamente e socialmente falando, são pessoas que foram e são marginalizadas pelo governo e pela sociedade até os dias atuais.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
111

A - Antes de tudo vale ressaltar que a Abolição ocorreu em 1888, e não 1988. A Comunidade de Belo Monte, também conhecida como Arraial de Canudos, foi atrativa para os brasileiros mais pobres pois fornecia acesso livre e compartilhado à terra, de modo que ali poderiam ter rendimentos maiores que tinham trabalhando nas terras dos latifundiários locais.

Isto fez com que a comunidade crescesse muito rapidamente, tendo chegado a se tornar a segunda maior cidade do estado da Bahia, atrás apensa de Salvador, o que despertou a ira dos latifundiários locais que perdiam mão de obra barata para Belo Monte, que foi atacada pelo Exército Brasileiro e destruída.

B - Levando em consideração que em outro conflito semelhante, na Guerra do Contestado, em que havia maioria de pessoas brancas, houve violência tão brutal quanto aquela que aconteceu em Canudos, dificilmente é razoável considerar que a violência se deu apenas pelo elemento racial, embora tenha certamente uma ligação forte com o elemento de classe. Historicamente a violência contra os pobres se repete em nosso país.

respondido por: juliellenluizcunha
0

a) Porque a comunidade de Canudos era forma de resistência ao Governo, que excluía as camadas mais pobres da população. Além disso, a figura de Antônio Conselheiro era tido como a de um herói e profeta para muitos que se uniram à Canudos.

b) A violência do conflito teve como fator principal a presença de camadas mais populares e sobretudo o motivo de serem uma forma de resistência à república e às autoridades do governo.

A Guerra de Canudos

Canudos foi uma grande comunidade formado nos anos seguintes à proclamação da República, sendo formada por pessoas de camadas mais pobres da sociedade. Essa comunidade se situava nos sertão da Bahia, região onde a pobreza e fome assolavam muitas pessoas.

Antônio Conselheiro foi o "líder" desse movimento de resistência ao governo, criticando o descaso com as camadas mais pobres da população. O exército brasileiro travou três batalhas com a comunidade de Canudos, mas somente na quarta conseguiu derrotá-los.

Aprenda mais sobre a Guerra de Canudos aqui:  https://brainly.com.br/tarefa/4566178 https://brainly.com.br/tarefa/3046360

Anexos:
Perguntas similares