• Matéria: História
  • Autor: Richardguilherme
  • Perguntado 4 anos atrás

Porque a Revolução Francesa e um acontecimento estudado ate hoje pelo mundo inteiro , ja que esse fato aconteceu na Europa

Respostas

respondido por: blancojuan42
3

Resposta:

O que atualmente se estuda sobre a Revolução Francesa centra-se na estrutura organizacional e administrativa do Antigo Regime, que é a parte mais desconhecida, bem como na sua estrutura social e econômica. Ou seja, a importância da Revolução Francesa é que ela significou a implementação de um novo sistema de governar as relações humanas e avançou as formas de governo que, hoje, governam as sociedades mais avançadas: a democracia parlamentar.

respondido por: eu123098
1
A Revolução Francesa retirou sua base ideológica dos ideais iluministas.
Antes da revolução, a França era uma monarquia absolutista governada por Luís XVI.
A França vivia uma intensa crise econômica durante as décadas de 1770 e 1780, e essa, em partes, motivou o início da revolução.
O estopim que espalhou o ímpeto revolucionário pela França foi a Queda da Bastilha, que aconteceu em 14 de julho de 1789.
Ao longo da revolução, a França viveu as seguintes fases: Assembleia Nacional Constituinte, Assembleia Legislativa, Convenção Nacional e Diretório.
Os principais partidos eram girondinos, defensores de que medidas conservadoras fossem realizadas, e jacobinos, defensores de que profundas transformações sociais, econômicas e políticas acontecessem.
Durante o período do terror, os jacobinos, liderados por Maximilien Robespierre, guilhotinaram milhares de opositores.
Os girondinos derrubaram os jacobinos do poder por meio de um golpe conhecido como Reação Termidoriana.
A Revolução Francesa encerrou-se por meio do golpe organizado por Napoleão Bonaparte e conhecido como Golpe do 18 de Brumário.
Perguntas similares