Respostas
Eu fiz uma redação sobre isso, modelo Vunesp. Ela apresenta vários argumentos válidos. Caso seja do seu interesse:
Desde a pré-história, o ser humano sempre utilizou da invenção e inovação para sobreviver e se adaptar, e consequentemente, evoluir. Com o passar dos anos cada vez mais o ser humano, descobre, inova, inventa e evolui. É evidente que as tecnologias trazem inúmeros benefícios para os seres humanos, e nesse contexto, tende a progredir infinitamente. Entretanto, há pessoas que manipulam o conhecimento em virtude do que esse individuo quer, trazendo o medo e a insegurança das pessoas diante do novo.
Primeiramente, segundo Francis Bacon, o conhecimento é em si é o verdadeiro poder, desse modo, a ciência é o verdadeiro poder, ela pode criar e destruir, dependo de quem a possui, mas vale ressaltar que, para a ciência, não existe valores morais, nem estéticos ou econômicos, por esse motivo, há pessoas que são desfavoráveis ao desenvolvimento de novas tecnologias, que sustentam suas crenças com base em fatos negativos que afetaram a humanidade, como o avião de guerra, que teve um poder devastador em todas as guerras após sua invenção, mas Santos Dumont, não criou o avião para servir como arma contra a humanidade, mas para aproxima-la. Toda via, prender-se somente as coisas ruins das tecnologias, é não dar continuidade à vida, sendo a ciência o motivo de a espécie Homo Sapiens terem sobrevivido.
Por conseguinte, os seres humanos devem encarar a ciência como um meio de superação dos limites humanos. Esse ponto de vista encontra-se respaldo pelo fato de todos os avanços tecnológicos promovidos pela ciência, em qualquer área de pesquisa, contribuíram para o desenvolvimento e a quebra de limites, beneficiando a comunidade e o ecossistema.
Por fim, a evolução da humanidade por meio da ciência e tecnologia, atualmente denominada de revolução transumanista, não deve ser vista pelo lado negativo, dado que a ciência não tem lados, ela é usada como convém a cada um, mas seja qual for a intenção, ainda sim é uma evolução, todas as invenções podem ser usadas para o “bem”, assim para como o “mal”. A ciência não deve ter “limites”, pois foram os limites que “atrasaram” a evolução de nossa espécie, a religião, as guerras, entre outros foram obstáculos para a ciência, o único limite é para quem irá manuseá-la.
Portanto, a ciência pode ser vista de vários pontos de vistas diferentes, há quem possa achar ruim e um perigo ao planeta, há quem possa achar que essa é a única forma de evoluirmos como espécie e beneficiar todas as outras. É fato que quem possui-la possa usar para o “bem” e para o “mal”, e isso deve se o único limite. Será que a humanidade teria sobrevivido se o ser humano, tivesse se prendido unicamente nos malefícios do fogo?