• Matéria: Português
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 5 anos atrás

Leia o texto abaixo.

Democracia Ateniense

[...] Anterior à implementação da Democracia em Atenas, a cidade-estado era controlada por uma elite aristocrática oligárquica denominada de “eupátridas” ou “bem nascidos”, os quais detinham o poder político e econômico na polis grega.


Entretanto, com o surgimento de outras classes sociais (comerciantes, pequenos proprietários de terra, artesãos, camponeses, etc.) [...], a aristocracia resolve rever a organização política das cidades-estados, o que mais tarde resultou na implementação da “Democracia”.


De tal maneira, por volta de 510 a.C. a democracia surge em Atenas através da vitória do político aristocrata grego Clístenes. Considerado o “Pai da Democracia”, ele liderou uma revolta popular contra o último tirano grego, Hípias, que governou entre 527 a.C. e 510 a.C. [...]



De acordo com esse texto, ao longo do tempo, a organização política de Atenas passou a ser pautada na


( )colaboração entre grupos de escravos.

( )intervenção de estrangeiros.

( )participação de diferentes setores populares.

( )reintegração de territórios perdidos em guerra.




obs: a matéria e ciências humanas não português


Anônimo: me ajude pfv

Respostas

respondido por: ErosVongola
23

Resposta:

Alternativa C (Participação de diferentes setores populares).

Assim como dito no texto, a democracia permitiu que grupos diferentes (burguesia e elite, por exemplo) participassem da política ateniense.


Anônimo: muito obrigado
respondido por: ocarlosdaniel596
8

Resposta:

c

Explicação:

le aquele trecho surgimento de outras classes sociais                                                       minha prof falou assim para mim espero ter ajudado

Perguntas similares