Respostas
Resposta:
Planície e Planalto correspondem às duas formas de relevo, que compartilham a característica comum de serem terrenos planos, todavia, a planície possui menor altitude em relação ao planalto (plano alto).
Explicação:
Planície
As planícies designam as superfícies planas de baixas altitudes (com até 100m), formadas por rochas sedimentares. As chamadas “planícies litorâneas” correspondem aos terrenos planos próximos à região litorânea. Dessa maneira, por ser uma região plana, as planícies são locais muito aproveitados pelo homem para as atividades que envolvem as práticas agrícolas.Tipos de Planície
De acordo com seus agentes formadores, as planícies são classificadas em três tipos:
Planície Costeira: formadas pela ação do mar, ou seja, pela decomposição de sedimentos marinhos.
Planície Fluvial: formadas pela ação de um rio, ou seja, pela decomposição de sedimentos dos rios.
Planície Lacustre: formadas pela ação de um lago, ou seja, pela decomposição de sedimentos dos lagos.
Planícies do Brasil
As planícies do Brasil ocupam cerca de 3.000.000 km² de todo o território, sendo as principais:
Planície Amazônica
Planície do Pantanal
Planície Litorânea
Planalto
O planalto, também chamado de platô, é um tipo de relevo que caracteriza uma região plana com elevadas altitudes (acima de 300m), as quais apresentam superfícies regulares e irregulares. São formas de relevo formadas pelas erosões da água e do vento.
Tipos de Planalto
Quanto à sua formação geológica, há três tipos principais de planaltos:
Planalto Sedimentar: formados por rochas sedimentares.
Planalto Cristalino: formados por rochas cristalinas.
Planalto Basáltico: formados por rochas vulcânicas.
Planaltos do Brasil
A maior parte do território brasileiro é formado por planaltos, de forma que esse tipo de relevo ocupa cerca de 5.000.00 km² da área total do país; são divididos em:
Planalto das Guianas
Planalto Brasileiro
Planalto Central
Planalto Meridional
Planalto Nordestino
Serras e Planaltos do Leste e do Sudeste
Planalto do Maranhão-Piauí
Planalto Dissecado de Sudeste (Escudo Sul-Riograndense)
Para saber mais sobre o assunto, leia sobre Relevo e Formas de Relevo.
Curiosidades
O Planalto do Tibet (Chang Tang), situado no Sudoeste da China, na Ásia Central, é o maior planalto do mundo, com cerca de 4500 metros de altitude.
Localizado nos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o Pantanal é considerado a maior planície inundável do mundo.
Montanhas
As montanhas são formas de relevo que se caracterizam pela elevada altitude em comparação com as demais altitudes da superfície terrestre. Quando tidas em conjunto, elas formam cadeias chamadas de cordilheiras.
Existem quatro tipos de montanhas: as vulcânicas, que se formam a partir de vulcões; as de erosão, que surgem a partir da erosão do relevo ao seu redor, levando milhões de anos para serem formadas; as falhadas, originadas a partir de falhamentos na crosta, que geram uma ruptura entre dois blocos terrestres, ficando soerguidos um sobre o outro; e as dobradas, que se originam a partir dos dobramentos terrestres causados pelo tectonismo. De todos esses tipos, o último é o mais comum.
Planaltos
Os planaltos – também chamados de platôs – são definidos como áreas mais ou menos planas que apresentam médias altitudes, delimitações bem nítidas, geralmente compostas por escarpas, e são cercadas por regiões mais baixas. Neles, predomina o processo de erosão, que fornece sedimentos para outras áreas.
Existem três principais tipos de planaltos: os cristalinos, formados por rochas cristalinas, e compostos por restos de montanhas que se erodiram com o tempo; os basálticos, formados por rochas ígneas extrusivas (ou vulcânicas) originadas de antigas e extintas atividades vulcânicas; e os sedimentares, formados por rochas sedimentares que antes eram baixas e que sofreram o soerguimento pelos movimentos internos da crosta terrestre.
Planícies
São áreas planas e com baixas altitudes, normalmente muito próximas ao nível do mar. Encontram-se, em sua maioria, próximas a planaltos, formando alguns vales fluviais ou constituindo áreas litorâneas. Caracterizam-se pelo predomínio do processo de acumulação e sedimentação, uma vez que recebem a maior parte dos sedimentos provenientes do desgaste dos demais tipos de relevo.
Depressão
São áreas rebaixadas que apresentam as menores altitudes da superfície terrestre. Quando uma localidade é mais baixa que o seu entorno, falamos em depressão relativa, e quando ela se encontra abaixo do nível do mar, temos a depressão absoluta. O mar morto, no Oriente Médio, é a maior depressão absoluta do mundo, ou seja, é a área continental que apresenta as menores altitudes, com cerca de 396 metros abaixo do nível do mar.
Vale
Um vale é um acidente geográfico cujo tamanho pode variar de uns poucos quilômetros quadrados a centenas ou mesmo milhares de quilômetros quadrados de área. É tipicamente uma área de baixa altitude cercada por áreas mais altas, como montanhas ou colinas.
Os vales são geralmente formados pela atividade fluvial, onde a ação da água corrente causa a erosão do terreno. No entanto, os vales podem ser formados por outros processos
Há três tipos principais de vales, designados segundo a respectiva forma
- vale fluvial, normalmente em forma de v
- vale glaciar, normalmente em forma de u
- vale tectónico, normalmente com fundo plano de baixa altitude
Exemplos
O Vale glaciar, formaram-se há dezenas de milhares de anos (presumidamente durante a última era glacial) através do grande poder de erosão das geleiras. Vários lagos glaciais podem ser encontrados no Lake District (Região dos Lagos), na Inglaterra.
Os vales de tipo rift, como o Grande Vale do Rift, são formados pela expansão da crosta terrestre devido à atividade tectônica sob a superfície da Terra.