Respostas
Resposta:As principais características da Guerra Fria são a bipolarização mundial entre os Estados Unidos e a União Soviética e o conflito militar, ideológico e político travado entre essas duas potências. Os pontos principais incluem: ... antagonismo militar e político entre os blocos; capitalismo vs socialismo.
Explicação:
Resposta:
Provavelmente seu professor queira saber o básico das ideologias (EUA capitalista e URSS socialista). Mas irei detalhar melhor e seguir a linha de tempo dos dois países.
EUA no começo da Guerra Fria: de minha experiência com uns trabalhos de inglês que foram feitos tentando explicar os anos 50 e 60 nos EUA, percebi que o país era muito voltado para os "eletrodomésticos fúteis" e a "casa e design do futuro" (exemplos destes designs "diners e milkshakes" se encontra em qualquer uma serie de "Wolfestein"*)
*: Jogo que simula uma historia na qual a alemanha nazista ganha a guerra.
Nos anos 50 e 60, as políticas ainda eram em maior parte do partido democrata, com políticas não tão opressivas contra o comunismo.
URSS no começo da Guerra Fria: Nos anos 50, Stalin ainda reinava com mãos de ferro e de cabeça com varios AVCs. Nos anos 60, depois de sua morte, Nikita Krushchev denunciou as purgas de Stalin e começou um período reformista, visando melhorar a qualidade de vida da população e ao mesmo tempo acelerando as pesquisas tecnologicas sobre o espaço.
EUA na metade da Guerra Fria: Nos anos 70, John Kennedy deu um ar novo para o país com suas propostas inovadoras, que custaram sua morte.
Nos anos 80, os republicanos subiram assim como George Busch e sua política mais evasiva com a URSS.
URSS na metade da Guerra Fria: Nikita foi deposto com o seu reformismo e a elite política voltou e reinou pelos anos 70 e 80. A educação só era importante para o governo pois não se fazia cosmonautas com plantio. As forças armadas ganharam novas tecnologias, que sempre obstruiam as americanas.
EUA no final da Guerra Fria: O Neoliberalismo, que economicamente afundou o país numa crise, voltara politicamente com Ronald Reagan e sua política nada agradável tanto pela URSS ou tanto pela Europa (com exceção do Reino Unido).
URSS no final da Guerra Fria: Após o reformismo ter sido censurado, o revisionismo surgiu como uma alternativa ou "Perestroika". Gorbachev, então líder naquela época, afundou a URSS em desordem e caos econômico, oferecendo a soberania soviética de bandeja de prata para o capitalismo. Assim então ela foi dissolvida depois de uma tentativa fracassada de golpe militar para tirar Gorbachev do poder.