• Matéria: Biologia
  • Autor: laurasantos2006
  • Perguntado 4 anos atrás

Cite cinco características em comum entre: anfíbio,planta,fungo,bactéria,alga,ave,água-viva e protozoário.

Respostas

respondido por: luizavrosa
0

Explicação:

Antes de entender as diferenças entre cada um, é importante saber que vírus, bactérias, fungos e protozoários são microrganismos, também conhecidos como micróbios. Esses seres são minúsculos, invisíveis a olho nu, unicelulares, habitam em todas as partes do planeta e são importantes para a manutenção do equilíbrio da natureza.

Com o conhecimento desses organismos microscópicos, percebeu-se que não era possível classificar os seres vivos apenas em animais e vegetais. Foi assim que surgiu o sistema conhecido como Cinco Reinos, que começou com o Reino Protista para classificar organismos microscópicos eucariontes, que é o caso dos protozoários. Em seguida, foi a vez das bactérias ganharem espaço, quando surgiu o Reino Monera, que reunia os organismos procariontes.

Esses reinos foram propostos por Whittaker, em 1969, e até hoje estão presentes na maioria dos livros didáticos, apesar de novas classificações serem propostas a todo tempo. Vem com a gente entender e conhecer as características e diferenças desses microrganismos!

O que são vírus?

Não são células e, sim, partículas infecciosas. Parece difícil de acreditar que um microrganismo visível apenas com o auxílio de um microscópio é capaz de mudar a rotina das pessoas. Pois é! Foi o que aconteceu em 2020. O famoso coronavírus – o inimigo invisível – é um exemplo real de como os vírus são capazes de alterar a normalidade do mundo.

E, mesmo assim, para muitos cientistas, os vírus nem são considerados seres vivos.

Estrutura

A estrutura do vírus é formada basicamente por proteínas e ácido nucleico. A proteína forma um envoltório denominado de capsídeo, que é formado por vários capsômeros e pode ser usado como forma de classificação dos vírus. De acordo com a simetria viral, podemos classificá-los em icosaédricos, helicoidais e complexos.

A função principal dos capsídeos é proteger o material genético, que normalmente é de um único tipo: o ácido desoxirribonucleico (DNA) ou o ribonucleico (RNA). Alguns vírus possuem ainda um envelope localizado externamente ao capsídeo e que é formado por lipídios, proteínas e carboidratos.

Estrutura Virus

Modo de vida

Todos são parasitas intracelulares e, alguns, causam doenças em seres vivos. A falta de hialoplasma e ribossomos impede que eles tenham metabolismo próprio e para executar o seu ciclo de vida, precisam de um ambiente que tenha esses componentes.

O vírus não é nada sem um hospedeiro: fora de uma célula, é apenas uma capa proteica com genoma, sem vida. Para que se multiplique, o vírus invade uma célula saudável e assume o controle do funcionamento desta membrana. Conforme a célula deixa de realizar suas funções, o vírus passa a replicar seu material genético. Depois, há a liberação dos novos vírus no organismo infectado.

Quantidade de células

Os vírus são organismos acelulares, ou seja, não são constituídos por células, embora dependam delas para a sua multiplicação.

Tamanho

Geralmente, eles são menores que as bactérias. O comprimento varia entre 20 e 1.000 namômetros (unidade que representa 1 milionésimo de milímetro). Por isso, são visíveis somente com auxílio de microscópios eletrônicos.

Sensível a antibióticos?

Não! Os antibióticos agem somente contra bactérias. Boa parte das viroses como gripes, resfriados e diarreias, podem sumir espontaneamente. Em geral, o tratamento e a medicação têm o objetivo de aliviar os sintomas. Para alguns tipos de vírus será necessário o uso de antivirais, que inibem a multiplicação dessas partículas, por exemplo, ao impedir que eles alcancem as células hospedeiras.

Doenças relacionadas

Catapora (varicela);

Caxumba;

Coronavírus – COVID-19;

Dengue, Zika e Chikungunya;

Gripe – ARN, H1N1, Influenzavirus, etc.;

Hepatite;

Herpes;

HIV/AIDS;

Mononucleose;

Poliomielite;

Rubéola;

Sarampo;

Varíola.

Para saber um pouco mais sobre as principais características dos vírus, confira o vídeo que separamos pra você!

Perguntas similares