O monóxido de carbono é um gás produzido com base na queima incompleta de material combustível rico em carbono. Apesar de suas aplicações na indústria, é um gás asfixiante muito tóxico que, dependendo do tempo de exposição e da quantidade inalada, pode levar à morte. Gás incolor, inodoro, inflamável, menos denso que o ar atmosférico e de fórmula molecular CO, o monóxido de carbono é produzido com base na queima, em condições de pouco oxigênio disponível, de combustíveis fósseis e compostos que contenham carbono, no que chamamos de combustão incompleta. O monóxido de carbono é um gás extremamente perigoso, pois é um asfixiante químico que pode levar à intoxicação. Já foi utilizado, durante a Segunda Guerra Mundial, nas câmaras de gás dos campos de concentração nazistas. Atualmente, é utilizado em escala industrial para a produção de ferro, níquel, cobalto e outros metais, retirando o oxigênio dos respectivos minérios e convertendo-se em CO2.
Na Linha Amarela, via existente na zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, existe uma operação denominada “túnel limpo”, que consiste em promover medidas que evitem que os carros fiquem parados e ligados em engarrafamento no interior do túnel. Caso o movimento seja muito grande, o engarrafamento acontece a céu aberto. A razão principal desta medida é evitar que as pessoas respirem monóxido de carbono produzido pela combustão parcial dos combustíveis. Este gás é considerado extremamente tóxico porque: *
a) Se liga à hemoglobina, do sangue, competindo com o gás oxigênio (O2).
b) Se combina com o O2, formando O3 e CO2.
c) Se liga às células do pulmão, dificultando a hematose.
d) Complexa a proteínas da cadeia respiratória.
e) Obstrui os brônquios, enrijecendo os alvéolos pulmonares.
Respostas
Resposta:
Letra A
Explicação:
O monóxido de carbono (CO) é considerado bastante tóxico pois se liga à hemoglobina das hemácias de forma mais fácil que o gás oxigênio (02), privando os tecidos do organismo de receberem o oxigênio, impedindo a respiração celular, o que pode levar à morte.
A intoxicação por monóxido de carbono (CO) ocorre após uma inalação suficiente desse gás. Consiste num gás incolor, inodoro e insípido, e inicialmente não irritante. Por isso torna-se difícil as pessoas detectarem a sua presença, o que o torna mais perigoso. A intoxicação por CO é umas das causas de morte por envenenamento mais comuns do mundo.
Resposta correta: A) se liga à hemoglobina, competindo com o 02.
Espero ter ajudado :)
O monóxido de carbono é considerado extremamente tóxico porque se liga à hemoglobina do sangue, competindo com o gás oxigênio. Sendo assim, a alternativa a) está correta.
Como o monóxido de carbono age no sangue?
O monóxido de carbono é um gás sem cor e sem odor que, quando inalado, impede o sangue de transportar oxigênio e impede que os tecidos usem o oxigênio de forma eficiente.
Pequenas quantidades geralmente são inofensivas; no entanto, quando os níveis de monóxido de carbono no sangue são muito altos, pode ocorrer envenenamento, especialmente em situações de incêndio ou em combustões incompletas.
Aprenda mais sobre os impactos do monóxido de carbono na saúde em: https://brainly.com.br/tarefa/3102292
#SPJ2