1. Os iorubás construíram uma civilização predominantemente urbana, com cidades de ruas e avenidas retas e mercados bem movimentados que possuíam importantes centros de artesanato, com presença de tecelões, marceneiros e ferreiros. As cidades iorubás também controlavam rotas comerciais. Elas iam do litoral para o interior da África. Entre as principais cidades iorubás daquela época estavam: *
1 ponto*
a) Cairo localizada no Egito no norte do Continente Africano, Tombuctu importante centro cultural e intelectual do oeste africano e Trípoli um importante porto do norte da África.
b) Atenas situada no Mar Egeu, Tebas que era um importante centro comercial e religioso situado às margens do Rio Nilo e Cartago, importante porto e cidade que controlava as rotas de comércio pelo Mediterrâneo.
c) Damasco situada entre Jerusalém e a Síria, Tiro importante centro produtor de vidros e papiro e Tombuctu importante centro cultural e intelectual do oeste africano.
d) Oió uma capital política que contava com bairros especializados em curtume, serralheria, fundição. Ifé, a capital religiosa que era a cidade sagrada dos iorubás e Keto outra importante cidade iorubá. responde logo minha bumda ta doendo de tanto ficar sentada*
Respostas
Resposta:
1-d) Oió uma capital política que contava com bairros especializados em curtume, serralheria, fundição. Ifé, a capital religiosa que era a cidade sagrada dos iorubás e Keto outra importante cidade iorubá.
2-a) Em Ifé, o poder político e religioso era exercido pela mesma pessoa, o oni; ele administrava a cidade, distribuía a justiça e era o responsável pelos cultos religiosos visando às boas colheitas.
Explicação:
Eu fiz pelo Classroom e estão certo
Resposta:
1)D
2)A
Explicação:
1)A resposta correta é a alternativa D. Os iorubás construíram uma civilização predominantemente urbana, com cidades de ruas e avenidas retas e mercados bem movimentados. Entre as principais cidades iorubás daquela época estavam Ifé (capital religiosa), Keto (importante cidade iorubá) e Oió (capital política).
2)A resposta correta é a alternativa A. Os iorubás estavam organizados em cidades independentes entre si, mas todos acreditavam que elas tinham uma mesma origem divina. Em Ifé, o poder político e religioso era exercido pela mesma pessoa, o oni; ele administrava a cidade, distribuía a justiça e era o responsável pelos cultos religiosos visando às boas colheitas. Quando alguém chegava ao poder em outras cidades, como Keto e Oió, deveria ter sua autoridade confirmada pelo oni de Ifé.