04-Relacione as colunas. *
“Não se deve desertar, nem retirar-se, nem abandonar o posto, mas sim, na guerra, no tribunal e em qualquer lugar, é preciso fazer aquilo que a pátria e a cidade ordenam, ou então persuadi-las em que consiste a justiça, ao passo que fazer uso da violência é coisa ímpia” – dizia Sócrates narrado por Platão.
A descoberta socrática da liberdade, entendida como liberdade interior e, ultima análise, como autodomínio. Uma vez que alma é racional, ela alcança sua liberdade quando se livra de tudo o que é irracional, ou seja, das paixões e dos instintos.
A relação entre corpo – alma é determinante na virtude socrática. A virtude é a cura da alma. O corpo é instrumento da alma, também os valores ligados ao corpo serão instrumentais em relação aos da alma e, portanto, a eles subordinados.
Para Sócrates se manifesta nesse domínio da razão sobre as paixões. O medo do silêncio e da censura é imoral. O autor se refere ao livre uso do entendimento em nome do conhecimento. A felicidade não pode vir das coisas exteriores, do corpo, mas somente da alma, porque esta e só esta é a sua essência.
CURA DA ALMA
AUTODOMÍNIO
LIBERDADE
NÃO-VIOLÊNCIA
CURA DA ALMA
AUTODOMÍNIO
LIBERDADE
NÃO-VIOLÊNCIA
Respostas
Resposta:CURA DA ALMA :A relação entre corpo – alma é determinante na virtude socrática. A virtude é a cura da alma. O corpo é instrumento da alma, também os valores ligados ao corpo serão instrumentais em relação aos da alma e, portanto, a eles subordinados
AUTODOMÍNIO: descoberta socrática da liberdade, entendida como liberdade interior e, ultima análise, como autodomínio. Uma vez que alma é racional, ela alcança sua liberdade quando se livra de tudo o que é irracional, ou seja, das paixões e dos instintos.
LIBERDADE : Para Sócrates se manifesta nesse domínio da razão sobre as paixões. O medo do silêncio e da censura é imoral. O autor se refere ao livre uso do entendimento em nome do conhecimento. A felicidade não pode vir das coisas exteriores, do corpo, mas somente da alma, porque esta e só esta é a sua essência.
NÃO-VIOLENCIA : "não se deve desertar , nem retira-se ,bem abandonar o posto ,mais sim , na gerra ,no tribunal e em qualquer lugar , e preciso fazer aquilo que a pratria e a cidade ordenam, ou então persuadi-las em que consiste a justiça, ao passo q fazer uso da violência é coisa ímpia "-dizia Sócrates narrado por Platão
Explicação: