Respostas
Resposta:
A Inquisição possui suas origens no Direito Romano no qual a Igreja utilizou para compor o Tribunal do Santo Ofício.
Em 1183, o primeiro tribunal é utilizado no sul da França para combater o sectarismo religioso dos cátaros de Albi.
Os cátaros eram uma seita que pregavam que o mundo material era intrinsecamente mal e deveria ser destruído. Desta maneira, estimulavam o suicídio e o aborto, além da destruição da matéria e a negação dos prazeres.
O Tribunal do Santo Ofício foi instituído pelo Papa Gregório IX, em 1233, com o intuito de investigar as heresias dos cátaros, também chamados de albigenses.
O pontífice entregou o funcionamento do Tribunal à Ordem Dominicana, criada por são Domingos.
Quando a Cruzada contra os Albigenses (1209-1244) terminou, foi instalado um Tribunal do Santo Ofício justamente para decidir quem era culpado ou inocente individualmente.
Os Tribunais do Santo Ofício tinham as seguintes características:
Eram instituídos com um objetivo específico;
Estavam autorizados a funcionar pelo Papa ou pelo Bispo;
Compostos por religiosos com estudos teológicos.
Em 1376 é escrito o “Manual dos Inquisidores”, por Nicolas Eymerich, um religioso dominicano. Neste livro, ele descrevia os métodos que os inquisidores deviam usar para descobrir heresias e bruxarias.
Ele condena, por exemplo, o uso da tortura para arrancar uma confissão e a obra se tornou uma referência para padronizar a ação Inquisitorial
Explicação:
Resposta:
O Tribunal do Santo Ofício era uma instituição eclesiástica de carácter "judicial", que tinha por principal objetivo "inquirir heresias" - daí também ser conhecido como Inquisição. ... A repressão dos movimentos heréticos desde sempre foi uma preocupação que afligia tanto os senhores laicos como os senhores eclesiásticos.
Explicação:
Arrasta pra cima e vem conhecer o meu curso.