Respostas
Resposta: Durabilidade
Os Tags têm uma vida útil longa (10 anos para os ativos e ilimitada para os passivos), podendo ainda por cima ser reutilizados.
Confiabilidade
A identificação RFID possui imunidade a fatores externos do ambiente que poderiam causar problemas como poeira, gases, temperaturas altas e vibração.
Transporte da Informação
Os dados sobre uma respectiva informação são atualizados em diversas áreas do seu trajeto por meio de Tags de leitura e escrita.
Baixo Tempo de Resposta
Com um tempo inferior a 100ms, os Tags possuem um tempo de resposta que permitem que a leitura seja feita com o objeto em movimento.
Capacidade de Armazenar
Com o Tag é possível guardar mais dados do que em uma etiqueta convencional, o que torna possível um tráfego de informações além da identificação.
Identificação Simultânea
Dezenas de objetos podem ser processados simultaneamente ao entrarem no campo de uma antena com a identificação RFID Digital.
Facilidade de Leitura
Os dados podem ser lidos fora do campo de visão permitindo que o Tag esteja embutido.
Dificuldade de Falsificação
Os tags de leitura possuem uma sistema de fabricação extremamente complexo o que por sua vez faz com que a sua falsificação se torne difícil.
Desvantagens
Apesar das citadas vantagens, o crescimento na utilização da tecnologia RFID se vê limitada aos seguintes fatores:
Custo
A tecnologia RFID possui um custo extremamente elevado em comparação aos sistemas de código de barras, por exemplo.
Utilização em materiais metálicos
Como a operação de identificação é baseada em campos magnéticos, o metal pode gerar uma interferência negativa no desempenho. Se colocarmos o RFID dentro de um recipiente totalmente metálico, podemos não ter como receber essas informações por causa dessa interferência.
Absorção por líquidos
A radiação eletromagnética pode ser absorvida por líquidos em alta freqüência, podendo dificultar o rastreamento de certos produtos, tais como detergente líquido.
Padronização
Há uma dificuldade em padronizar as freqüências utilizadas, para que assim os produtos possam ser lidos por toda a indústria de modo uniforme.
Privacidade
Com a monitoração gerada pelas etiquetas coladas nos produtos há de se levar em consideração a diminuição da privacidade dos consumidores
Explicação: