Respostas
Resposta:
Foi secretário-geral do Partido Comunista e ocupou o cargo de primeiro-ministro. É considerado uma das figuras mais significativas do século XX e suas políticas ficaram conhecidas como “Stalinismo”.
Josef Vissarionovitch Djugatchvili nasceu dia 18 de dezembro de 1878 em Gori, na Geórgia, país da Europa Oriental. Era filho do sapateiro Besarion Juhashvili e da costureira Ekaterine “Keke” Geladze, que passavam por complicações financeiras. O pai de Stalin desenvolveu problemas de alcoolismo e violência doméstica. Por esse motivo, a mãe mudou-se com o garoto para a residência de um padre amigo da família. Assim Stalin iniciou seus estudos aos 10 anos, na escola da Igreja de Gori. Era um aluno muito aplicado e foi recomendado ao Seminário Espiritual em Tíflis.
Conforme chegava sua adolescência, passou a se desinteressar pela vida de seminarista e adotou uma postura rebelde.
Lia Karl Marx e conteúdos revolucionários. Em 1899 abandonou o seminário e começou a trabalhar como meteorologista, organizando reuniões onde falava sobre o socialismo e incitava greves.
Stalin aliou-se ao Partido Operário Socialdemocrata Russo (POSDR), atuando como editor do jornal partidário e angariando fundos para Lênin através de atos ilícitos. Tais práticas causaram a sua prisão e exílio por seis vezes entre os anos de 1902 e 1913. Durante essas ocasiões executou cinco fugas e assim começou a ser chamado de “Stalin”, que significa homem de aço em russo. Casou-se com Ekaterina Svanidze em 1903. O casal teve um filho e Ekaterina faleceu no ano de 1907.
O regime czarista da época estava em fase de declínio, e em 1917 Stalin se envolveu na guerra civil juntamente com Lênin, participando da Revolução Russa. Com a vitória do movimento Stalin integrou-se ao comitê executivo do Partido Comunista, onde estabeleceu relações internas importantes e participou do tratado de criação da União Soviética.
Em 1919 Stalin casou-se com Nadejda Alliluyeva. Tiveram um filho e uma filha.
Lênin ficou no controle do país até 1924, ano em que faleceu e então teve início uma disputa para assumir o governo. Stalin era o secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética e exercia grande influência interna, arquitetando manobras para que seus aliados estivessem no comando.
Dessa forma, o político foi assumindo gradualmente a liderança do país e a partir de 1928 exercia o poder totalmente.
Na década de 30 Stalin implantou uma economia centralizada, estimulando a industrialização e a coletivização de propriedades agrícolas. Essas medidas geraram queda na produção de alimentos, ocasionando um período de recessão nos anos de 1932-33 que ficou conhecido como fome soviética.
Em 1932 a esposa de Stalin faleceu. Com o passar do tempo e o surgimento de problemas, a política de centralização do poder de Stalin foi mantida através de violência. Qualquer tipo de oposição ao governo stalinista era censurada duramente, causando julgamentos, condenações e punições severas.
Esses processos são conhecidos como “expurgos de Moscou”, onde políticos e cidadãos eram exilados na Sibéria ou friamente executados.
Mantendo a economia em crescimento, Stalin combateu o nazismo, o analfabetismo e promoveu campanhas de formação médica para melhorar a saúde. Evoluindo progressivamente, a União Soviética se consolidou como potência durante a Segunda Guerra Mundial, causando a disputa pelo poder global com os Estados Unidos posteriormente, na Guerra Fria.
O falecimento de Stalin ainda é considerado intrigante. Após sair para um jantar na noite de 28 de fevereiro de 1953, o político foi encontrado desacordado em seu quarto no dia seguinte. Existem teorias sobre um possível envenenamento e demora proposital para acionar o socorro.
Explicação:
é grande msm :/