Respostas
Resposta:
Os sofistas eram um grupo de professores que viveram na Grécia do século V a. C. e viajavam de um lugar para outro cobrando para ensinar filosofia.
A palavra "sofista" e muito parecida coma a palavra "filosofia", porque ambas as palavras têm origem no mesmo radical grego, Sophos (sábio). Assim, enquanto filosofia significa “amor pela sabedoria”, os sofistas eram esse grupo de professores que se consideravam sábios.
A crítica de Sócrates aos sofistas é famosa. Primeiramente, o filósofo ensinava nas praças, só que não cobrava as aulas. Para ele, o ensino não era uma mercadoria a ser comprada, mas algo que era construído por meio de perguntas e respostas em busca da verdade.
Sócrates também afirmava que a opinião é uma expressão individual, diferente do conceito, que seria universal, isto é, válido para todos. Nesse sentido, os sofistas ensinavam a retórica para convencer os outros que sua opinião é a melhor. Já Sócrates ensinava a dialética, ou seja, fazia de conta que não sabia para levar as pessoas admitirem sua falta de conhecimento e, através de seus questionamentos, chegar a um conhecimento seguro.