Quais os cuidados necessários durante a amostragem para garantir que os produtos cheguem sem nenhuma alteração no laboratório de microbiologia?
Respostas
Resposta:
A seleção da amostra adequada a partir de uma grande quantidade de material é uma etapa crítica para o ensaio analítico. A amostragem deve ser feita por uma pessoa treinada e mediante procedimento de amostragem desenvolvido para o produto ou processo em questão. No caso de prestação de serviços fornecidos-se ao laboratório assegurar junto ao cliente o estabelecimento de procedimento de amostragem apropriado. Os cuidados tomados durante a coleta da amostra para análise garantir que esta amostra para análise e os resultados obtidos nos ensaios são representativos do material. As recebedoras no laboratório podem requerer cuidados adicionais e especiais. Lembra-se que no momento em selecionar o conjunto de ensaio ela também deve ser representativa do material. Deve se assegurar a integridade, evitar como contaminações cruzadas de forma a preservar todas as características iniciais ou originais da amostra para análise. Os ensaios analíticos se iniciam no momento em que se mede ou pesa uma porção de amostra para análise que foi enviada ao laboratório, e prossegue até a medição final. A estratégia de amostragem Algumas regras devem ser observadas ao se planejar, adaptar ou seguir uma estratégia de amostragem:
• Deve se definir qual o problema que se quer avaliar ou avaliar através da análise, e uma definição da estratégia irá depender da (s) característica (s) que se quer avaliar.
• Deve se avaliar criteriosamente antes de assumir se um determinado material é homogêneo ou não, por exemplo quando o mesmo se apresenta como uma solução bifásica, a concentração do analito nas 2 fases pode ser diferente.
• As propriedades do analito de interesse são analisadas durante uma amostragem, estocagem e manuseio (volatilidade, sensibilidade à luz, instabilidade térmica, reatividade química, adsorção pela superfície do frasco). Erros gravimétricos e volumétricos são minimizados pela prática de calibração ou qualificação dos instrumentos.
• Evitar a perda desnecessária do material original, das coletadas (valor monetário).
• Documentar a amostragem baseada.
• Utilizar um diagrama da amostragem de forma a permitir rastreabilidade com relação às porções do material original que foram amostradas (facilita as informações sobre os dados de ensaio).
• Quando o laboratório não for responsável pela amostragem, esta informação deve constar dos dados do certificado. Caso o seja laboratório o responsável, os procedimentos utilizados devem ser referenciados pela Documentos.
Cuidados na embalagem das Cuidados especiais são definidos ao definir o recipiente da amostra para análise, que deve ser o mais possível semelhante ao material de armazenamento de armazenamento e / ou comercialização. No caso de pequenos volumes, como é o caso dos medicamentos, são coletados recipientes do produto final já embalado para venda. As superfícies que entram em contato com as devem ser inertes (frascos, tampas, instrumentos). Cuidados especiais devem ser usados para evitar contaminação por metais e plásticos das embalagens (lixívia). A embalagem deve prevenir contaminações e microbiológicas. O sistema frasco tampa deve assegurar a integridade das amostras.
• Cuidados na identificação das administradores As pessoas para análises devem ser rotuladas e identificadas de forma única, rastreável e legível. Amostras de uso legal podem requerer uma "cadeia de custódia" especificando nome da pessoa responsável pela coleta, analistas que fizeram os testes, etc. Sistemas informatizados para gestão de laboratório, normalmente possuem uma geração das etiquetas de identificação que permite a rastreabilidade completa dos dados , em especial, quando é utilizado o sistema de código de barras.
• Cuidados com a temperatura de armazenamento Como devem ser armazenados em ambiente sob condição controlada, de forma a manter suas características originais. Condições extremas de temperatura e umidade e que podem comprometer como devedores, devem ser evitadas. O prazo entre a coleta da amostra para análise e análise deve ser observada. Deve haver um sistema de monitoramento e controle da temperatura. O acesso ao local das Sede deve ser restrito.
• Treinamento das pessoas que manuseiam como as pessoas responsáveis pelo manuseio das pessoas no laboratório devem ser devidamente treinadas. Deve haver um procedimento escrito para retenção e descarte de amostra para análise. O procedimento de descarte deve observar os requerimentos ambientais cabíveis.