qual a
diferença em litros, apresentada
no texto entre oconsumo médio recomen-
dado e o consumo medio do brasileiros?
Respostas
Resposta:
Consumo e desperdício de água: A situação no BrasilEOS Consultores
ÁGUA, BLOG
A SITUAÇÃO DO CONSUMO E DESPERDÍCIO DE ÁGUA NO BRASIL
Postado em: 21/06/2017
Última modificação: 13/03/2019
Tempo de leitura: 5 minutos
Olá leitor! Você conhece a atual situação do consumo e desperdício de água no Brasil? Sabe como grande parte da água distribuída é desperdiçada? No texto de hoje você irá aprender sobre os setores que mais demandam água e as formas de reduzir o desperdício.
É fato que ultimamente as campanhas de conscientização sobre a importância da água e consumo responsável cresceram significativamente. O aumento dessas ações é em razão do elevado consumo e desperdício que vem sendo discutida há anos.
Em tempos de escassez, é fundamental a discussão de planos alternativos, e principalmente eficazes, de redução do consumo e desperdício da água. O intuito é minimizar as consequências da crise hídrica que o país enfrenta já há alguns anos.
De cada 100 litros de água tratada no Brasil, somente 63 litros são consumidos e os 37 restantes são perdidos. As perdas ocorrem devido à vazamento, ligações irregulares, falta de medição ou medição incorreta e roubos.
A média de consumo diário que a ONU recomenda é 110 litros por habitante/dia. Estudos apontam que essa quantidade é suficiente para suprir as necessidades básicas de uma pessoa. Porém não é isso que acontece, segundo dados do Instituto Trata Brasil o consumo médio brasileiro é de 166,3 litros por habitante/dia. O que fica 51% acima do recomendado.
Além desse fato, vou lhe apresentar os líderes em consumo e desperdício de água no Brasil. O gráfico abaixo mostra os setores e a porcentagem demandada de cada um.