preciso de um resumo sobre esse texto.....pfv me ajude. :)
a prof disse q tinha q ser um resumo sem copia do texto
A forma como os materiais são encontrados na natureza está relacionada à sua composição. A maioria das substâncias é constituída por agregados atômicos, ou seja, um conjunto de átomos. De que maneira os átomos se mantêm unidos?
Os átomos possuem a tendência de se unirem uns aos outros para formar agregados atômicos, constituintes das substâncias, dos materiais e de tudo mais que existe ao nosso redor.
Os materiais podem se diferenciar em muitos aspectos. A cor, o estado físico e a textura são algumas das características que constituem essas diferenças. Características como essas são determinadas, em grande parte, pelas ligações químicas, que mantêm os átomos unidos. Essas ligações podem ser de vários tipos, como iônicas, covalentes e metálicas. O tipo de ligação em cada material e as características dessas ligações dão origem a diferentes propriedades físicas e químicas dos materiais, entre as quais, os estados físicos em que a matéria pode ser encontrada.
Em geral, a matéria pode se apresentar em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. Um modo de diferenciar os três estados é pela forma que o material adquire ao ser colocado em um recipiente, o que é explicado pelo grau de agitação molecular. Os sólidos mantêm o seu formato. Os líquidos se mantêm coesos e ocupam a parte inferior do recipiente, enquanto os gases se espalham, ocupando todo o volume disponível.
Os agregados atômicos se atraem mutuamente, e a força de atração entre eles depende dos átomos que os formam e do tipo de ligação entre eles. No estado sólido, a força de atração entre um agregado e outro é intensa, por isso o material permanece unido, e os agregados têm apenas um movimento de vibração. É por causa dessa força de atração que os sólidos mantêm sua forma. No estado líquido, as forças atrativas são menos intensas, o que permite que os agregados se movimentem mas permaneçam próximos uns dos outros. O estado gasoso se caracteriza por apresentar forças atrativas muito baixas. Assim, os agregados ficam distantes uns dos outros e se movimentam livremente. O movimento desses agregados é aleatório e depende da temperatura. Quanto maior a temperatura, maior sua movimentação.
Para uma substância mudar de estado físico, é preciso fornecer ou retirar calor, aumentando ou reduzindo a temperatura do material. O fornecimento de calor aumenta a energia dos agregados, conferindo a eles maior movimentação. A energia associada ao movimento é chamada de energia cinética.
Quando se fornece energia para uma substância, por meio do aumento de temperatura, ela sofre mudança em seu estado físico. Como exemplo, usaremos o caso da água.
O aquecimento do gelo acima de 0 °C, à pressão de 1 atm, provoca a mudança do estado sólido para o líquido, processo chamado de fusão. A água líquida passa para o estado gasoso em um processo chamado de vaporização. A 100 °C, esse processo recebe o nome de ebulição. Se a água líquida for resfriada até 0 °C, à pressão de 1 atm, ela começa a sofrer solidificação, ou seja, seu estado físico passa de líquido para sólido. Perceba que a fusão e a solidificação da água ocorrem à mesma temperatura.
Quando o vapor de água é resfriado, ele volta ao estado líquido, processo chamado de liquefação ou condensação.
Algumas substâncias, como o iodo, sofrem o processo de sublimação, quando ocorre a passagem direta do estado sólido para o gasoso ou do gasoso para o sólido.
Para que a água passe do estado sólido para o gasoso, deve-se fornecer grande quantidade de energia. O aumento de temperatura fornece energia para os agregados atômicos, aumentando o grau de agitação dessas partículas e permitindo o rompimento da força de atração entre elas.
Portanto, para que ocorra a mudança de estado físico, a energia fornecida deve ser maior que a força de atração dos agregados e suficiente para aumentar o grau de agitação.
Na sublimação, a quantidade de energia fornecida é suficiente para romper a força de atração entre os agregados e permitir que elas atinjam grau máximo de agitação, sem que passem por um estágio intermediário.
Respostas
Resposta:
Os átomos possuem a tendência de se unirem uns aos outros para formar agregados atômicos, constituintes das substâncias, dos materiais e de tudo mais que existe ao nosso redor. A cor, o estado físico e a textura são algumas das características que constituem essas diferenças. No estado sólido, a força de atração entre um agregado e outro é intensa, por isso o material permanece unido, e os agregados têm apenas um movimento de vibração. No estado líquido, as forças atrativas são menos intensas, o que permite que os agregados se movimentem mas permaneçam próximos uns dos outros.
O estado gasoso se caracteriza por apresentar forças atrativas muito baixas. Para uma substância mudar de estado físico, é preciso fornecer ou retirar calor, aumentando ou reduzindo a temperatura do material. Quando se fornece energia para uma substância, por meio do aumento de temperatura, ela sofre mudança em seu estado físico. O aquecimento do gelo acima de 0 °C, à pressão de 1 atm, provoca a mudança do estado sólido para o líquido, processo chamado de fusão.
A água líquida passa para o estado gasoso em um processo chamado de vaporização. Se a água líquida for resfriada até 0 °C, à pressão de 1 atm, ela começa a sofrer solidificação, ou seja, seu estado físico passa de líquido para sólido. Quando o vapor de água é resfriado, ele volta ao estado líquido, processo chamado de liquefação ou condensação. Algumas substâncias, como o iodo, sofrem o processo de sublimação, quando ocorre a passagem direta do estado sólido para o gasoso ou do gasoso para o sólido.
Para que a água passe do estado sólido para o gasoso, deve-se fornecer grande quantidade de energia. O aumento de temperatura fornece energia para os agregados atômicos, aumentando o grau de agitação dessas partículas e permitindo o rompimento da força de atração entre elas. Portanto, para que ocorra a mudança de estado físico, a energia fornecida deve ser maior que a força de atração dos agregados e suficiente para aumentar o grau de agitação. Na sublimação, a quantidade de energia fornecida é suficiente para romper a força de atração entre os agregados e permitir que elas atinjam grau máximo de agitação, sem que passem por um estágio intermediário.