Ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o cenário político
mundial testemunhavao periodo de maior tensão de sua história. De um lado, os
Estados Unidos (EUA), uma potência capitalista, de outro, a Uniāo Soviética
(URSS), uma potência socialista; em ambos os lados, armamentos com
tecnologia nuclear que poderiam causar sérios danos a toda humanidade. Ao final
das contas, nenhum tiro foi diretamente disparado entre os dois lados do
"conflito", o que justiica o nome Guerra Fria. O que se pode dizer é que esse
conflito foi marcado pelas disputas indiretas entre as duas potências rivais em
busca de maior poderio politico e, principalmente, militar sobre as diferentes
partes do mundo. Tal configuração Ocorreu em função do fato de que uma guerra
nuclear não seria vantajosa para nenhum dos blocos nela envolvidos. O mundo
apenas conheceria o caos e o possível vencedor desse conflito não teria o que
comemorar, pois somente haveria radiaçãoe problemas estruturais no espaço
geográfico do país derrotado. Por essa razão, o sociólogo Raymond Aron proferiu
uma frase que ficou mundialmente conhecida: "A Guerra Fria foi um periodo em
que a guera era improvâvel, e a paz, impossivel.
Explique o processo de globalização a partir da ascensão dos Estados
Unidos como potência mundial após a Guerra-Fria.
Respostas
Resposta:
Os Estados Unidos a partir do século XX
O século XX foi decisivo para a ascensão dos Estados Unidos. Logo no início do século, houve a Primeira Guerra Mundial, entre 1914 e 1918. Os Estados Unidos estavam neutros e acabaram entrando no conflito ao lado dos que venceram. Sua participação foi crucial para o resultado que teve.
Mas foi na Segunda Guerra Mundial que os Estados Unidos se tornou o líder da economia global.
O país entrou na segunda guerra ao lado dos Aliados, formado por Estados Unidos, França, Reino Unido e, posteriormente, o antigo Império Russo (agora União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Os Aliados guerreavam contra o Eixo, formada por Alemanha, Itália e Japão.
Os Estados Unidos começou a vender materiais bélicos e sua economia começou a crescer rapidamente com as políticas que o país implantava internamente. Tornou-se forte economicamente e ajudou seus aliados a vencerem a guerra.
A Segunda Grande Guerra foi decisiva porque diversos fatores fizeram com que os Estados Unidos se tornasse uma potência mundial após 1945, ano em que terminou a segunda guerra.
A primeira delas é que a Europa ficou devastada e sem dinheiro por causa dos conflitos. Os Estados Unidos ajudou o continente se reerguer, financiando empréstimos. Isso ficou conhecido como Plano Marshall. Antes, o polo econômico mundial era a Inglaterra, que também saiu enfraquecida da II Guerra.
Guerra Fria: conflito entre Estados Unidos e URSS
A Segunda Guerra fez os Estados Unidos se tornarem uma grande potência. O país soube se organizar e ver oportunidades para crescer ainda mais sua economia.
Contudo, após o conflito armado e a derrota da Alemanha com seus aliados, uma outra potência começou a mostrar forças: a URSS. Ou seja, o poderio mundial após a Segunda Guerra Mundial ficou dividido em dois polos: o lado capitalista, comandado pelos Estados Unidos, e o lado socialista, comandado pela URSS.
Os Estados Unidos agora começaria a “guerrear” com a URSS. Depois de diversas disputas territoriais, corrida espacial e outras “competições”, não é preciso dizer que o capitalismo venceu.
No final, a URSS “perdeu”. Muitos países que faziam parte do bloco começaram a se tornar capitalistas e isso ajudou na hegemonia dos EUA. Apesar de já ser considerado a grande potência logo após a II Guerra e durante a Guerra Fria, a vitória do capitalismo ajudou muito na imagem de país forte que os Estados Unidos construiu.
Assim, os EUA até hoje pode ser considerado a maior potencial mundial. Ou seja, uma nação com força política, militar e econômica no cenário internacional.
Um país que se enquadra como potência é aquele que consegue exercer poder na ordem mundial e na diplomacia e que principalmente, consegue fazer prevalecer suas opiniões, ideais entre outras nações antes de entrar em conflito. E isso, os Estados Unidos conseguem fazer muito bem.
Conclusão
Os Estados Unidos se tornou a maior potência mundial porque teve um cenário favorável para tal e também porque conseguiu ver oportunidades para se destacar e aprimorar sua economia. Desde muitos anos, o país tomou medidas para crescer e se posicionar como um país de peso no cenário internacional.
No entanto, foi apenas após a Segunda Guerra Mundial que o país finalmente se tornou o maior líder econômico no cenário internacional, permanecendo assim até os dias atuais.