Projeto de Lei prevê multa e prisão para quem cria e compartilha fake news
Pena pode chegar a até 10 anos de prisão caso o autor da notícia esteja por trás de um grupo de disseminação de fake news
De autoria da deputada Rejane Dias, o Projeto de Lei 2389/20 altera o Código Penal e prevê punição com detenção para aqueles que se beneficiam compartilhando notícias falsas. A iniciativa é reduzir o número de fake news na internet, que são compartilhadas por ingenuidade mas também podem ser criadas propositalmente para favorecimento de pessoas e/ou instituições.
Caso o beneficiamento da pessoa com a proliferação de fake news seja comprovado, a PL 2389/20 prevê detenção de 2 a 4 anos. A pena pode aumentar para até 10 anos caso o autor da notícia falsa seja o líder ou coordene um grupo responsável pela disseminação – os famigerados bots.
“É um desserviço à população e um atentado à segurança coletiva, um gesto de desumanidade e prejuízo frontal (…). A notícia falsa, além de afetar seriamente a vida das pessoas, pode também ajudar a reforçar um pensamento errôneo”, disse a deputada autora do projeto, que reforçou como a disseminação de fake news na atual época de pandemia que estamos vivendo é perigosíssima e um atentado à vida das pessoas.
Em análise na Câmara dos Deputados, o texto já está dando o que falar e algumas pessoas, inclusive que trabalham com política, estão dizendo que a PL é um complô e é tendenciosa. A pergunta é: para quem?
O texto lido é um exemplo de editoria. um gênero textual essencialmente:
a narrativo-descritivo
b dissertativo-argumentativo
c descritivo-narrativo
d injuntivo-opinativo
Respostas
Resposta:
d ) De acordo com o editorial a fake news so nao causa ploblema em epoca de pandemia
Explicação:
O texto apresentado é um exemplo de editorial e pertence ao gênero dissertativo-argumentativo, assim como o apontado pela alternativa B.
Sobre o texto editorial, podemos dizer que ele é um tipo de texto jornalístico que possui um caráter informativo, porém, é um texto que conta com opiniões e argumentos que refletem a linha editorial do veículo que a publicou. Por isso, ele é considerado um texto dissertativo-argumentativo.
O editorial entra na categoria de textos opinativos e se difere de notícias e reportagens que, por sua vez, são classificadas como pertencentes ao gênero de textos informativos.
Saiba mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/27609543
O texto editorial é um tipo de texto jornalístico que possui um caráter informativo, no entanto, com opiniões e argumentos de seus autores. Por isso, ele é considerado um texto dissertativo-argumentativo.