1. Podemos afirmar que no texto predominam elementos descritivos? Por que?
2. A finalidade do texto é puramente descritiva? Comente.
3. Releia atentamente o texto. Depois, elabore um esquema em que fique claro o plano seguido pela autora para expor ao leitor o quadro por ela descrita.
4. Retire do texto a passagem em que, ao avaliar o quadro descrito, a autora explícita a ordenação que seguiu.
5. Qual dos cinco sentido foi privilegiado na observação da autora? Aponte palavras e passagens que justifiquem sua resposta.
6. Há coerência entre a resposta que você deu á questão 5 e o título do texto? Por que?
7. Crie comparações que sirvam para descrever:
a) um morro apinhado de pequenas casas;
b) uma avenida de tráfego;
c) um rio largo e poluido;
d) uma sala de aula pequena e escura.
9. Cecília Meireles nos fala de uma limitação expressiva dos pintores: a impossibilidade de fixar o pensamento humano. Você como produtor de texto descritivos, já pensou em alguma forma que permita transpor esse limite? Como seria?
Respostas
Resposta:
01 O texto é predominantemente descritivo, pois veicula uma imagem verbal. ... A finalidade do texto não é puramente descritiva, uma vez que, depois da parte descritiva, ocorre um trecho analítico, dedicado a indagações existenciais.
2 A finalidade do texto não é puramente descritiva, uma vez que, depois da parte descritiva, ocorre um trecho analítico, dedicado a indagações existenciais.
3 Primeiro plano: “... trepadeiras entrelaçadas...”; depois, “o quintal da casa abandonada”; depois, as velhas casas por detrás; depois, várias fachadas na encosta do morro; finalmente, a intenção de penetrar pensamentos. Trata-se, como se vê, de um percurso que parte do primeiro plano e ganha em profundidade à medida que avança.
4 “Sinto, porém, que tudo isso por onde vão meus olhos, as subirem do vale à montanha...”.
5 A visão. A passagem citada na resposta à questão anterior justifica esta resposta; outras que podem ser citadas são as que indicam cores, formas, contornos.
6 Sim, afinal o título do texto (e o texto todo) lida com a hipótese de a escritora ser um pintor.
7 “... Estão as velhas casas, pequenas e tortas, pintadas de cores vivas, como desenhos infantis...” Trata-se de uma comparação baseada num elemento pictórico, toda ela profundamente ligada à temática do texto.
8 você deve procurar obter comparações expressivas como a que se encontra no texto.
9 Levar ao aluno essa indagação sem a pretensão de conseguir responder a ela com exatidão. É importante que essa dúvida se instaure em quem se propõe a ser um bom elaborador de textos.
Explicação:
Espero ter ajudado.