Respostas
Resposta:
Período Imperial vai de 1822, com a independência do Brasil, até 1889, com a proclamação da República, e é dividido em três fases principais: o Primeiro Reinado (1822-1831), o Período Regencial (1831-1840) e o Segundo Reinado (1840-1889).
1500 – Descobrimento do Brasil:
1534 – Divisão do Brasil em Capitânias Hereditárias:
Elaborado um sistema de administração territorial criado pelo rei de Portugal D. João III. Este sistema consistia na divisão do território brasileiro em grandes faixas e apresentar o comando para nobres com afinidades com a Coroa Portuguesa.
1549 – É fundada Salvador, a sede do Governo Geral
O primeiro governador geral do Brasil é nomeado, sendo este Tomé de Souza. Ele é responsável pela fundação e fortificação da cidade de Salvador. Sendo fundada como sede do Governo Geral.
1763 – Rio de Janeiro se torna sede do Vice-Reino do Brasil
Neste ano a capital do Brasil é transferida de Salvador para o Rio de Janeiro, evidenciando a ampliação da seriedade da Região Sudeste para os interesses de Portugal.
1789 – Inconfidência Mineira:
É planejada por colonos de Minas Gerais uma revolta contra a coroa portuguesa. São influenciados pela independência americana. Vários participantes da Inconfidência Mineira fazem denúncias ao governo da capitania, que prende e deporta diversos conspiradores. Um deles, José Joaquim da Silva Xavier, o Tiradentes foi o único inconfidente executado pelo crime.
1822 – Independência do Brasil:
É solicitado a volta de D. Pedro I à Portugal, o mesmo se recusa a sair do Brasil. O mesmo convoca uma Assembleia Constituinte, e no dia 7 de setembro declara a independência brasileira. Em dezembro é coroado D. Pedro I, imperador do Brasil.
1824 – É criada primeira Constituição brasileira
É outorgada por D. Pedro I uma Constituição centralizadora: voto censitário, subordinação da Igreja ao Estado, partição de poderes e unitarismo.
1854 – Inauguração da primeira estrada de ferro e é fundado o novo Banco do Brasil
É fundado o novo Branco do Brasil, sendo este a antiga cada da moela. E é inaugurada a primeira estrada de ferro do país.
1888 – Abolição dos escravos
É criada a Lei Áurea, onde é abolida a escravidão no Brasil.
1889 – Proclamação da República
Com o banimento da Família Imperial é formado um Governo Provisório chefiado por Deodoro. Ocorrem então as primeiras medidas para o novo governo, como a modificação da Bandeira Nacional, liberdade de cultos, secularização dos cemitérios, criação do Registro civil e separação entre Igreja e Estado.
1891 – Surge a primeira Constituição da República e é eleito o primeiro presidente do Brasil
É promulgada a primeira Constituição da República. É eleito pelo Congresso Nacional o primeiro presidente da República, Deodoro e Floriano Peixoto vice. Ocorre Golpe de Estado, vindo a renúncia de Deodoro após uma série de problemas com o Congresso. Floriano, conhecido como “Marechal de Ferro” assume como chefe do Estado.
1929 – Getúlio Vargas se candidata
É lançada a candidatura de Getúlio Vargas.
1932 – Novo Código Eleitoral
É estabelecido em um novo Código Eleitoral estabelece o voto secreto é dado o direito ao voto as mulheres. Tem-se início a Revolução Constitucionalista de São Paulo, movimento com o objetivo de apressar a reconstitucionalização do Brasil.
1934 – Criada a segunda Constituição da República, e Getúlio Vargas é eleito presidente
É promulgada uma segunda Constituição da República, que agrega a legislação trabalhista e os recentes aprimoramentos eleitorais, ocorre a criação dos “deputados classistas” sendo 20% do total, Getúlio Vargas é eleito indiretamente à Presidência da República, com mandato de quatro anos.
1937 – Nova Constituição é criada; Golpe de Estado à Getúlio Vargas
É criada uma nova Constituição é imposta no país. Ocorre um golpe de Estado a Getúlio Vargas, com apoio das Forças Armadas e da maior parte dos conservadores. É outorgada pelo Congresso Nacional uma constituição autoritária.
1940 – É instituído o salário mínimo
Governo do país institui salário mínimo.
1945/1946 – Fim da Era Vargas e promulgação da quarta Constituição da República
Getúlio Vargas é deposto por golpe militar. Encerra-se a Era Vargas. O então presidente do Supremo Tribunal Federal, José Linhares, assume a Presidência a República.
1950 – Getúlio Vargas é eleito presidente da República
1955 – Juscelino Kubitschek é eleito presidente da República
1960 – Inaugurada a cidade de Brasília
1961 – O presidente Jânio Quadros toma posse em janeiro e renuncia em agosto.
1964 – Fim da República Populista e início dos Governos Militares, que se estende até 85.
1967 – Toma posse como presidente o marechal Costa e silva. É promulgada uma nova Constituição Federal.
1988 – Promulgada a oitava Constituição do Brasil.
1989 – Fernando Collor de Mello é eleito o primeiro presidente pelo voto direto desde 1960
1992 – Fernando Collor renuncia a Presidência antes de sofrer impeachment pelo Congresso
2000 – Brasil comemora os 500 anos de descobrimento
2002 – Luis Inácio Lula da Silva é eleito à presidência da República sendo reeleito em 2006
2011 – Dilma Vana Roussef se torna a primeira mulher presidente do Brasil