• Matéria: Biologia
  • Autor: ana2568820
  • Perguntado 5 anos atrás

Me ajudem gente pfv

Escreve sobre a última erupção do vulcão Serreta​

Respostas

respondido por: mayragdsduarte
1

Resposta:  última erupção vulcânica ocorrida nos Açores. Hoje, dia 18 de dezembro, faz 20 anos que teve início a erupção submarina da Serreta. Neste dia em 1998, foram avistadas por pescadores, emanações gasosas no mar a cerca de 10 km da freguesia da Serreta (ilha Terceira).

Explicação: espero ter lhe ajudado <3


ana2568820: obrigada mesmo precisava para um trabalho:))
respondido por: clube57
1

Resposta:

Vulcão da Serreta designa uma zona de vulcanismo fissural assente sobre a Crista Submarina da Serreta, uma faixa de fundos marinhos elevados em relação às áreas circundantes localizada a oeste da costa da ilha Terceira (Açores), frente à povoação da Serreta (que lhe dá o nome). Nesta região têm ocorrido frequentes erupções submarinas ao longo de linhas de fractura com a direcção geral leste-oeste, parte do sistema radial de fracturas associado ao vulcão de Santa Bárbara.[1] A zona de vulcanismo mais activo localiza-se entre os 9 os 14 km a oeste da Ponta do Queimado (ou Ponta da Serreta), com duas erupções históricas, a primeira das quais em Maio e Junho de 1867, acompanhada por forte sismicidade e pela projecção aérea de cinzas e rochas, e a segunda desde finais de 1998 a meados do ano 2000, acompanhada apenas por microssismos e sem projecção aérea de materiais.[1]

A primeira erupção em tempos históricos teve início, após intensa actividade sísmica no mês anterior, a 1 de Junho de 1867, a profundidades inferiores aos 300 m, projectando grandes colunas de vapor e ejectando cinzas e rochas acima da superfície do mar, tendo deixado um baixio, a Baixa da Serreta, que ainda subsiste. A segunda erupção histórica, ocorrida desde finais de 1998 a meados do ano 2000, ocorreu a profundidade bem maior (500 a 600 m), não provocando sismos sentidos.[1] Nesta última erupção, as rochas atingiam a superfície apenas como "balões" de gás que explodiam e se afundavam de imediato. Poderão ter ocorrido entretanto outras erupções que não foram detectadas dada a profundidade em que ocorreram.

Explicação:

espero ter ajudado


ana2568820: muito obrigada:))
clube57: de nada
clube57: fou um prazer ajudar
Perguntas similares