Respostas
Resposta:
Olá,
Questão 01.
O fato que dá origem à narrativa é a reclamação do inquilino do apartamento de número 903 mediante aos barulhos produzidos pelo morador do 1003 em horários inoportunos.
Questão 02 - A.
Neste primeiro parágrafo, os personagens principais da trama são os moradores do apartamento 903 e 1003. Há a citação de outros indivíduos, todos situados no mesmo condomínio, porém, os principais são os dois inquilinos, haja vista que um é o causador do problema e outro é quem o reclama.
Questão 02 - B.
Inicialmente o inquilino do 903 solicitou uma visita do zelador ao apartamento do 1003 e, logo após, realizou uma visita pessoal, expressando seu descontentamento mediante o problema de sons fora de horários.
Questão 03 - A.
Não, a partir do segundo parágrafo não há a expressão de promessa, todavia de uma sugestão de possibilidade mais amigável e de realidade menos dura e monótona por parte do inquilino do 903.
Questão 03 - B.
Tal mudança repentina causa uma surpresa, pois o leitor não esperaria por tais solicitações mediante o vizinho ou mesmo uma carta com um fim tão pessoal entre dois vizinhos que sequer se conhecem. O inquilino do 1003 inicia-se com um pedido de desculpas, porém, termina-o com certa crítica de modo implícito aos padrões monótonos e sem vida que o vizinho do 903 vive e que em muito se assemelha ao do leitor da crônica.
Questão 04.
Alternativa B - Respeito.
Questão 05.
Tendo como ponto de vista o inquilino do 903, temos como principal tema da crônica o respeito, haja vista que é esta a solicitação do morador, pois possui uma rotina atarefada que se encontra conflituosa, mediante ao desrespeito do morador do 1003 com músicas altas nos horários destinados a descanso.
Questão 06.
Na narrativa "Recado ao Senhor 903", o morador do apartamento 1003 responde às queixas que o seu vizinho lhe dera, devido aos barulhos que realiza em horários indevidos. O morador mostra sua compreensão mediante a rotina numérica e cheia de afazeres do vizinho, pedindo por desculpas e prometendo uma mudança de conduta. Porém, finaliza sua carta, sugerindo a possibilidade de quebra de rotina e impessoalidade que há entre os vizinhos que sequer sabem seus nomes, destacando que a música deveria ser um convite para uma construção de amizade e não uma queixa para continuar a viver numa rotina solitária e monótona.
Questão 07.
O gênero literário Crônica é um estilo textual narrativo que toma por base os fatos que ocorrem no cotidiano dos leitores. Devido a isso, sua relação com os leitores através da interação com os acontecimentos e a identificação com as ações tomadas pelos personagens torna sua leitura agradável e de grande aprecio público. Costuma ser publicada em revistas e jornais, com característica de ser um texto curto e de vida curta, pois apresenta uma contextualização específica que, ao decorrer do tempo, pode não ser mais válida.
Bons estudos!
Deixem a avaliaçao e o coraçao
Explicação: