O filósofo Paul Grice faz destacada menção ao que denomina: máximas conversacionais, segundo ele, regras pressupostas pelos interlocutores quando engajados em qualquer interação linguística. As máximas conversacionais mencionadas por Grice se organizam em quatro categorias, assim estipuladas:
- Quantidade
- Qualidade
- Relação
- Modo
Embora as subdivida e as explicite categorizadamente, Grice não encara as máximas conversacionais como recomendações decisivas para um diálogo eficaz. Pelo contrário, ele adverte que as máximas conversacionais não podem ser entendidas como prescrições ou recomendações para um “bom diálogo”. Para o autor, as máximas conversacionais possuem caráter descritivo e atuam como uma espécie de referencial a partir do qual se interpretam os enunciados que os interlocutores exprimem durante uma conversação. Elas decorrem do entendimento de que no momento do diálogo, já se encontram no horizonte ou na expectativa dos falantes. Grice assevera ainda que uma conversa eficaz pode envolver até mesmo a violação das máximas conversacionais, pois a violação é de fato significativa e constitutiva da conversação.
GRICE, H. P. Lógica e conversação. In: DASCAL, Marcelo (Org.). Fundamentos metodológicos da linguística. Campinas: Edição do Organizador, 1982. p. 81-103. Vol. IV.
Nesse sentido, avalie as afirmações seguintes:
I. Paul Grice considera as máximas conversacionais como recomendações determinantes para um diálogo eficaz.
II. Para Paul Grice, quando interlocutores estabelecem uma conversa, as máximas conversacionais já estão previstas em suas expectativas.
III. De acordo com Paul Grice, máximas conversacionais são regras a serem discutidas e acertadas pelos interlocutores antes de iniciarem qualquer interação linguística.
IV. No entendimento de Paul Grice, para a eficácia de uma conversação, as máximas conversacionais não devem ser violadas.
Conforme disposto nas asserções apresentadas, é correto APENAS o que se diz em:
Respostas
respondido por:
5
a) II.
Para Paul Grice, quando interlocutores estabelecem uma conversa, as máximas conversacionais já estão previstas em suas expectativas.
respondido por:
0
Resposta:
II. Para Paul Grice, quando interlocutores estabelecem uma conversa, as máximas conversacionais já estão previstas em suas expectativas
Explicação:
Apenas II b
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás