(Fundação Conesul de Desenvolvimento RS) Leia o texto abaixo:
Na deliberação, o último apetite ou aversão imedia tamente anterior à ação ou à omissão desta é o que se chama vontade, o ato (não a faculdade de querer. Os animais, dado que são capazes de deliberações, devem necessariamente ter também vontade. A de finição da vontade vulgarmente dada pelas Escolas, como apetite racional, não é aceitável. Porque se as sim fosse não poderia haver atos voluntários contra a razão.
Considere os itens a seguir.
I. Para Hobbes, a vontade é necessariamente irracional. II. O tratamento hobbesiano da vontade privilegia o
ato sobre a potência.
III. O reconhecimento de que os animais têm vontade compromete Hobbes com a tese de que os animais têm direitos.
IV. O apetite racional, para Hobbes, é o elemento deter minante da ação.
V. Atos voluntários contra a razão não são inteligiveis, segundo Hobbes, se a vontade é tratada como apeti-
te racional.
Está(ão) correto(s) apenas o(s) item(ns):
a)II.
b) I e II
c) II, III e IV.
d) IV e V.
e) Ile V.
Respostas
respondido por:
15
a alternativa correta é a letra E) II e V.
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