Certo dia, uma jovem recém-formada em fisioterapia, aparece na clínica interessada em juntar-se à equipe. Durante a entrevista, ela afirma para você que é preciso acompanhar as novas tendências e estar sempre atento à legislação, pois, técnicos em estética, como Joana, não podem realizar o procedimento de drenagem linfática.
Diante disso, considerando a formação de Joana, como você conduziria o desfecho da conversa com a fisioterapeuta em relação à conduta ética? Justifique
Respostas
Resposta: Primeiramente, é importante conversar com a jovem fisioterapeuta, porque de acordo com o projeto de lei n.º 2.332-A de 2015, técnicos em estética podem atuar realizando a aplicação de procedimentos estéticos com recursos manuais para aplicar cosméticos, ativar a circulação, trabalhar a gordura localizada e realizar o procedimento de drenagem linfática e massagens, desde que não invasivas.
Explicação:
Além disso, é importante deixar claro que uma das condutas éticas do profissional é o respeito às diferentes formações profissionais. Assim, o esteticista dito como ético é aquele que atua de acordo com o seu próprio código de ética, mas com a consciência de que existem competências interdisciplinares que podem ser desempenhadas por profissionais de diversas formações. Nesse contexto de relações interprofissionais, a ética em saúde ressalta que é proibido praticar atos de deslealdade com os colegas de profissão, como a difamação e o constrangimento.