Autores como Karl Marx, Friedrich Engels, Alexis de Tocqueville, Le Play, Spencer, se dedicaram a estudar os problemas da nova sociedade que surgia na Europa. Qual era o interesse desses autores?
Respostas
Resposta:
o interesse de conhecer os problemas sociais e políticos a partir de um ponto de vista científico e todo esse processo indicava o surgimento de um novo campo de conhecimento
Resposta:
Pode-se contextualizar o cenário descrito por Tocqueville: o governo francês instaurado em 1830 não foi capaz de atender às reivindicações populares; a situação econômica dos camponeses piorou com as transformações no campo, gerando um êxodo rural e um inchaço nas cidades, sem nenhuma estrutura; com a crise econômica, a insatisfação política com as restrições à participação dos trabalhadores e com as más condições de vida chegou a um ponto extremo.A leitura marxista das lutas políticas do século XIX partiu de uma nova categoria. No lugar das vagas e abstratas definições de povo e população, surge a classe social. Com essa categoria, os problemas sociais ganharam uma nova análise para além dos conceitos nacionalistas, permitindo formular uma proposta de criação de uma nova sociedade, a comunista, pautada na igualdade de condições sociais e na qual as riquezas seriam dividas entre todos os seus integrantes, sob o controle dos trabalhadores. Dessa maneira, no período analisado por Marx, o comunismo era um verdadeiro fantasma a assombrar as sociedades de profunda desigualdade social do século XIX.