Os jogos e brincadeiras infantis caracterizam-se pela simplicidade de organização e pela pouca ou nenhuma necessidade de materiais, mas para a obtenção de resultados positivos, o planejamento e fundamental. Jogar também potencializa o desenvolvimento afetivo, pois a criança aprender a aceitar e submeter seus impulsos e desejos as exigências do jogo, também aprende a conviver com frustrações e alegrias e aceitar os outros e suas atitudes. Muitos estudiosos caracterizaram os jogos e as brincadeiras como experiências culturais que possibilitam maior compreensão do mundo. Desta forma: I. A criança que brinca habita uma área que não pode ser facilmente abandonada e não facilmente admite instruções. O brincar é importante pois conduz a socialização, sendo assim uma forma da criança comunicar-se com o mundo.
II. Os jogos são necessários para o desenvolvimento da criança, pois através deles elas se expressam livremente. A criança quando brinca assimila o mundo de acordo com suas idéias. A ludicidade favorece o desenvolvimento cognitivo, físico, afetivo, moral e social da criança desde pequena.
III. Ao brincar a criança altera a relação da vida real, pois reproduz de forma diferente a situação que vivenciou. Toda a atividade lúdica tem uma regra segundo a criança, mesmo que não estejam claras, ou visíveis.
Está correto o que se afirma em:
A - Apenas na afirmativa I e II
B - Apenas na afirmativa II
C - Apenas nas afirmativas II e III
D - As afirmativas I, II e III estão corretas
E - Somente na afirmativa III
Respostas
As afirmativas I, II e III estão corretas
Explicação:
capitulo 02, páginas 21 a 27 do livro da disciplina Jogos, Recreação e Educação Psicomotora.. Para Winnicott a criança que brinca habita uma área que não pode ser facilmente abandonada e não facilmente admite instruções. O brincar é importante pois conduz a socialização, sendo assim uma forma da criança comunicar-se com o mundo. Segundo Piaget, os jogos são necessários para o desenvolvimento da criança, pois através deles elasse expressam livremente. A criança quando brinca assimila o mundo de acordo com suas ideias. A ludicidade favorece o desenvolvimento cognitivo, físico, afetivo, moral e social da criança desde pequena. Para Vygotsky, ao brincar a criança altera a relação da vida real, pois reproduz de forma diferente a situação que vivenciou. Toda a atividade lúdica tem uma regra segundo a criança, mesmo que não estejam claras, ou visíveis
Resposta:
Explicação:
As afirmativas I, II e III estão corretas Resposta correta