escolham dois países muçulmanos e façam uma comparação dos direitos das mulheres.
Respostas
Resposta:
investigação buscando o significado básico dessa palavra. O termo política vem do grego politeía (que, por sua vez, deriva de polis, "cidade-Estado") e designa, desde a Antiguidade, o campo da atividade humana que se refere à cidade, ao Estado, à administração pública e ao conjunto dos cidadãos. Refere-se, portanto, a uma área específica das relações existentes entre os indivíduos de uma sociedade. Foi a isso que se dedicou boa parte dos filósofos, constituindo o campo de reflexão conhecido como filosofia política. Integram a temática básica da filosofia política as investigações em torno do poder, do Estado, dos regimes políticos e formas de governo, além das questões sobre a participação dos cidadãos na vida pública e a liberdade política, entre outras. COTRIM, Gilberto. Fundamentos da Filosofia. 1. Ed. São Paulo: Saraiva, 2010, p. 310. O texto acima se refere ao conceito de Política. Dentro desse conceito podemos considerar a existência de um outro conceito que define a tarefa do exercício do poder, que não se limita exclusivamente àqueles que são os representantes do povo, mas ao próprio povo. Sob muitos aspectos, podemos considerar que este conceito está sempre colocado à prova em sociedades autoritárias, por restringirem as decisões apenas àqueles que cumprem a função de dirigentes. Qual conceito define a qualidade da participação popular e o equilíbrio entre os que dirigem e os que são dirigidos? O conceito de soberania. O conceito de igualdade econômica. O conceito de liberdade religiosa. O conceito de autonomia legislativa. O conceito de verdade.
Resposta:
No Egito, estima-se que 99,3% das mulheres já sofreram algum tipo de assédio sexual. É frequente também a ocorrência de casos de estupros no país, um problema que se agrava com demais ações de violência – domésticas ou não – e pela reduzida (ou quase nula) participação feminina na economia e na política.
Já o problema da Arábia Saudita, terceira colocada no ranking, encontra-se em maior parte relacionado ao direito que as mulheres não possuem. Elas são proibidas de dirigir veículos, viajar para o exterior, conseguir emprego, abrir conta bancária e, se quiserem fazer um curso superior, precisam da autorização de um parente do sexo masculino.
Explicação: