Respostas
Resposta:
Os principais deuses egípcios são: Rá, o deus Sol, unido ao deus Amon, formando Amon-Rá, era o principal deus.
Eles influenciavam os elementos e controlavam a natureza.
1. Ámon/Ámon-Ra - O Oculto:
Ámon era o deus do ar e do Sol. Fazia parte da "Tríade Tebana", junto com Mut e seu descendente Khonsu, o deus da lua.
2. Mut - A Deusa Mãe:
Mut, que significa "mãe" na língua egípcia, era uma das principais deusas tebanas, esposa de Ámon e mãe de Khonsu. Como mãe, exercia um papel protetor, seja nesta vida, seja no além, livrando as almas da opressão dos demônios.
3. Osíris - Senhor dos Mortos:
Osíris era adorado no Egito como o deus da vida após a morte, visto que os egípcios acreditam na continuação da vida em outro plano. Na mitologia egípcia, logo após a criação do mundo o deus da terra, Zeb, e a deusa do céu, Nut, geraram filhos. Entre eles, Osíris, que se tornou Governador da Terra. Ele se casou com sua irmã Ísis. Enciumado com o sucesso de seu governo, seu irmão Seth o assassinou. Porém, usando de mágica, Ísis conseguiu trazê-lo de volta a vida. Hórus, seu filho com Ísis, foi o responsável por vingar sua morte. Seu herdeiro se tornou então o novo rei do Egito, enquanto Osíris desceu ao submundo, tornando-se Juiz e Senhor dos Mortos.
4. Ísis - A Deusa da Ressurreição:
Era conhecida como uma divindade extremamente altruísta e generosa, sempre disposta a atender as necessidades dos outros. Quando seu marido foi assassinado por Seth, ela recolheu as partes do corpo de seu corpo e as uniu, trazendo-o de volta à vida. Assim, Ísis introduziu o conceito de ressurreição, que influenciou muitas religiões, incluindo o cristianismo.
5. Hórus - O Restaurador da Ordem:
Hórus era um dos mais importantes deuses egípcios, filho de Osíris e Ísis. De acordo com o famoso mito, ele vingou o assassinato de seu pai, matando seu tio Seth e se tornando o novo rei do Egito, também adorado como o deus da luz e do céu. Assim, conseguiu restaurar a ordem no Egito.