Imagine que exista uma molécula que atue como um ligante de miosina. Quando ligada, essa molécula impede o movimento das miosinas ao longo dos filamentos de actina, nos microfilamentos. Agora imagine que as células em cultura, em plena divisão celular, serão tratadas com essa molécula. Quais seriam os efeitos desse tratamento para:
a) O movimento dos cromossomos na anáfase?
b) A segmentação celular na citocinese?
Respostas
Resposta:
a) Não haveria efeito algum sobre o movimento dos cromossomos nas anáfase. Esse fenômeno depende dos microtúbulos e de suas proteínas motoras, que não são actina ou miosina.
b) A citocinese, no entanto, seria altamente afetada. Ela depende da formação, e da contração, do anel contrátil, formado por filamentos de actina e miosina. Diante da impossibilidade do movimento da miosina sobre os filamentos de actina, a célula não poderia ser segmentada na citocinese e as células-filhas não seriam formadas.
Explicação:
ME SEGUE SE AJUDEI !!
Resposta:
a) Não haveria efeito algum sobre o movimento dos cromossomos na anáfase. Esse fenômeno depende dos microtúbulos e de suas proteínas motoras, que não são actina ou miosina.
b) A citocinese, no entanto, seria altamente afetada. Ela depende da formação e da contração do anel contrátil, formado por filamentos de actina e miosina. Diante da impossibilidade do movimento da miosina sobre os filamentos de actina, a célula não poderia ser segmentada na citocinese e as células-filhas não seriam formadas.
b) A segmentação celular na citocinese?