Respostas
Nina Pandolfo
Nina nasceu em São Paulo em 1977 e começou a grafitar as ruas da cidade em 1992, sendo uma das pioneiras da street art no Brasil.
A artista faz parte do grupo que levou o grafite às galerias de arte e museus. Ela trabalha com pinturas em murais e telas, instalações e objetos feitos com materiais diversos, como látex, resina, plástico e tecido.
Os principais temas de seu trabalho são a infânciae a natureza. Nina baseia-se na relação entre o olhar inocente das crianças e o olhar adulto para retratar meninas com cara de levadas e imensos olhos que expressam sentimentos secretos espelhados pela alma. A artista também reconhece a beleza em todos os animais, dando destaque aos insetos em seus murais e pinturas.
Seu objetivo é mostrar que podemos ver a vida de uma outra maneira é mostrar que podemos ver a vida através de um ângulo mais simples, com mais esperança, amor e sinceridade, e que as mesmas imagens podem ter diversos significados.
Já participou de diversos projetos e exposições, tais como Beyond Streetart, Düsseldorf, Alemanha (2007); The Graffiti Project, Glasgow, Escócia (2007); Wholetrain, Rio de Janeiro, Brasil (2006); 9º Bienal de Havana, Havana, Cuba (2006); OutSide, Wuppertal, Alemanha (2006); Ruas, Itaú Cultural, São Paulo, Brasil (2006); Sub-Glob, Örebro Museum, Örebro, Suécia (2005); Lead Poisoning, New Image Art Gallery, Los Angeles, EUA (2005); Art Meeting in Tokyo, Japão (2005); Art Meeting, Atenas, Grécia (2005); Kusthpark, Munique, Alemanha (2005).
Resposta:
Biografia de Banksy
Banksy (1974) é um artista de rua britânico que usa sua arte para questionar os valores da sociedade. Suas obras estão em Bristol, Londres, Los Angeles, Nova Iorque, Paris e em várias outras cidades.
Banksy, pseudônimo de Robin Banks, nasceu em Bristol, Inglaterra, no dia 28 de julho de 1973, segundo o tabloide inglês Daily Mail, mas essas informações nunca foram comprovadas.
Banksy esconde sua identidade e aparece sempre com um capuz. O mistério sobre sua identidade é mantido com a ajuda de um grupo de colaboradores que chegam a montar tapumes ao redor do artista para proteger sua identidade.
Início de atividades
As pichações de Banksy começaram a surgir em meio à cena Underground em Bristol no fim dos anos 80 e são encontradas facilmente nas ruas de sua cidade.
Nos anos 90, suas obras chamaram atenção pelo uso da técnica do estêncil em seus grafites, em que se aplica o desenho através de um corte no papel por onde passará a tinta, o que lhe garante rapidez no seu trabalho.
Em suas obras o artista além de pintar figuras irônicas e frases de efeito em paredes de prédios e muros, deixa mensagens carregadas de conteúdo social e político.
Antes mesmo da fama, em 2003, Banksy estampou a capa do sétimo álbum de estúdio da banda Blur. Pintou notas de 10 libras substituindo a rainha Elizabeth pela princesa Diana, que foram vendidas por 200 libras. Acrescentou obras penetras em museus.
Banksy visitou a Palestina algumas vezes e em todas deixou sua arte espalhada pelos muros da cidade, entre elas:
O mural “Soldier Trrowin Flowers” (2005) que mostra um cidadão com o rosto coberto por um lenço, em um gesto atirando um ramo de flores, ao invés de uma bomba.