01. De acordo com o texto sobre Biodiversidade e vídeo do ICMBio Biodiversidade Brasileira, e os seus conhecimentos, defina o conceito de biodiversidade.
02. Sobre a biodiversidade é correto afirmar que:
a) O tráfico de animais não prejudica a biodiversidade de um determinado local, visto que a reprodução ocorre com rapidez.
b) A biodiversidade é um conjunto de espécies de animais de um determinado local, não incluindo a fauna, pois essa não é um organismo vivo.
c) O desenvolvimento urbano e econômico não ocasionou nenhuma perda para a biodiversidade em âmbito mundial.
d) A retirada de uma determinada espécie de seu habitat natural não altera a cadeia alimentar, pois outros animais poderão ocupar a sua função.
e) A biodiversidade é o conceito que abrange todas as formas de vida na natureza, incluindo as espécies animais, vegetais e os micro-organismos.03. (UFSCar) Acerca da importância da biodiversidade brasileira, o Secretário do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético do Ministério do Meio Ambiente afirmou:
Os números da biodiversidade brasileira impressionam. Dentro dos países megadiversos, o Brasil ocupa o primeiro lugar, fruto de sua extensão territorial e posição geográfica. Estima-se que o país possua entre 15% e 20% do total de espécies de seres vivos da Terra. Apesar do gigantismo, pouco se conhece sobre a biodiversidade brasileira, pois apenas 10% das espécies conhecidas foram catalogadas.
(Revista Galileu, dezembro de 2002.)
Fazendo-se uma análise dos dados apresentados e dos interesses que envolvem a questão, pode-se afirmar que
a) A existência de um grande patrimônio genético ainda pouco conhecido garantirá ao Brasil uma posição econômica hegemônica entre as nações no século XXI.
b) A biodiversidade brasileira só poderá ser mantida a partir de políticas que impeçam a exploração dos recursos florestais brasileiros, especialmente na Amazônia.
c) A riqueza de nossa biodiversidade eleva a importância do Brasil no cenário mundial, no que se refere às questões ambientais e, também, nos aspectos econômicos.
d) A garantia de que a biodiversidade brasileira e mundial poderá ser explorada de forma racional depende do cumprimento do Protocolo de Kyoto, assinado em 1997.
e) A atraso da pesquisa científica, no Brasil, demonstra a necessidade de gerenciamento da biodiversidade existente por parte de países mais desenvolvidos.
04. Chico Mendes dá nome ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e é um símbolo da luta pela preservação da Amazônia. Realize uma pesquisa sobre quem foi Chico Mendes, seu ativismo e sua morte.
05. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foi criado em 2007 para proteger a biodiversidade e tem como foco a conservação e a gestão ambiental federal. Quais são as atribuições do ICMBio?
06. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) conta com 11 Centros Nacionais de Pesquisa e Conservação, quais são eles e onde estão localizados?
Respostas
Resposta:
1) Biodiversidade é a riqueza de espécies de uma determinada região, seja ela de plantas, animais ou microrganismos.
2) Alternativa E
3) Alternativa C
4) Chico Mendes foi um líder seringueiro, sindicalista e ativista ambiental brasileiro. Lutou pela preservação da Floresta Amazônica e suas seringueiras nativas, além de denunciar o massacre aos indígenas da região. Recebeu da ONU o Prêmio Global de Preservação Ambiental.
Durante todo o ano de 1988, Chico Mendes recebeu ameaça de morte por grupos ligados à organizações clandestinas que desmatavam a região. Após inúmeros conflitos, Chico Mendes foi assassinado, com tiros de escopeta, ao sair de sua casa em Xapuri.
5) Cabe ao Instituto executar as ações do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, podendo propor, implantar, gerir, proteger, fiscalizar e monitorar as unidades de conservação instituídas pela União.
6) Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica (Cepam), da Avaliação da Biodiversidade e de Pesquisa e Conservação do Cerrado (CBC), assim como o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav) e da Sociobiodiversidade Associada a Povos e Comunidades Tradicionais (CNPT), Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas e da Biodiversidade Marinha do Leste (Tamar), Biodiversidade Aquática Continental (Cepta), de Mamíferos Aquáticos (CMA), além do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros (CPB), de Aves Silvestres (Cemave), de Mamíferos Carnívoros (Cenap) e o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Répteis e Anfíbios (RAN).