Texto do resumo de conteúdo e reflexivo
O grande segredo e talvez o gatilho da história, é poder saber e aproveitar toda a bagagem da história registrada que herdamos do passado. Essas heranças carregadas até hoje nos servem como base da nossa civilização moderna, como os Gregos antigos que iniciaram a formação das Cidades-Estados. E por mais que houvesse conflitos naquele período entre essas Cidades-Estados, cada uma tinha a sua característica mesmo fazendo parte da mesma região da Grécia. Como Atenas, conhecida por ser mais democrática, filosófica, artística. E a Cidade-Estado de Esparta, que também havia sua arte, mas também conhecida pelo seu poderio militar. A política sempre esteve presente, das diversas formas e assim, podemos herdar e aperfeiçoar com base da política antiga deste período.
Continuando no mundo antigo, os Egípcios puderam crescer mais e mais graças a sua região estabelecida. Se tornando uma das grandes potências que existiu na História Antiga. Tiravam proveito da sua posição perto do Rio Nilo, já que a maioria do território egípcio fica no deserto, a posição perto do rio foi de extrema importância para o desenvolvimento desta nação e da região.
Continuando em nossa viagem do mundo antigo, temos a grandiosa história do Império Romano. Que sua fundação se deu ao mito de Rômulo e Remo, abandonados perto de um rio e adotados por uma loba. A história de Roma é gigantesca cheia de fases, passou pelo período Monárquico, República e Império. Conhecida por herdar a cultura dos gregos, os romanos evoluíram os conceitos e como sociedade. Se desenvolvendo em diversos setores que nos agregam até hoje. O que usamos todos os dias é a nossa origem de língua latina, o português, que vem da origem da língua Latim dos romanos. Roma com certeza influenciou o mundo que vivemos, e como diz o ditado “ROMA ETERNA”, será sempre um tesouro da história humana.
O Império Bizantino foi também outra parte importante da história e estava associada ao legado de Roma. Sendo parte do império no oriente, foi a responsável por disseminar novas culturas e religião cristã no mundo ocidente.
A poeira da história prossegue, com muitos acontecimentos e formas novas de organização surgindo, mas sempre aproveitando a base do passado para fazer o futuro. Tivemos também na Idade Média o sistema feudal, com toda sua característica de servidão e de poder centralizado, como também a vassalagem e suserania. Onde o mito, a imaginação e o medo foram essenciais para manter a ordem desse período que a maioria das pessoas não tinham acesso a informações básicas e a religião cristã dominava a maior parte do Ocidente.
Os humanos são gananciosos e curiosos, e nessa curiosidade chegaram ao “Novo mundo” onde já era habitado por povos nativos da América, que ficaram conhecidos como os índios. Os europeus quando chegaram nesse Novo mundo, ficaram espantados com tamanha grandeza do império Asteca, Inca e Maias. Mas cresceram ainda mais na ganância quando viram que podiam extrair riquezas, e assim fizeram a Conquista dos povos nativos americanos, através de muita doenças e guerras. Hernán Cortés foi um
capitão espanhol que se destacou nos livros de história por fazer a conquista dos Astecas, onde é região do México na América do Norte. E assim, iniciou mais um período de conquistas e assassinato de culturas nativos americanas.
No Brasil não foi diferente. A chegada dos portugueses nesse solo foi de Conquista, se estabelecendo e conquistando todas as riquezas para a coroa. Transformando o local em colônia, utilizando os indígenas como trabalho escravo, catequizando e matando as tradições locais. Mas se estabeleceram e ficaram, São Vicente e Piratininga foram os primeiros povoados estabelecidos na região por Martin Afonso. Os Jesuítas utilizavam os nativos como mão de obra pra construir igrejas e escolas, e puniam aqueles que não obedeciam. De forma geral, a chegada ou “invasão” em um novo local nunca é pacífica, sempre é regada de conflitos, problemas e doenças. Mas a ganância dos europeus, e dos portugueses incluso, financiando as navegações foram essas, de competir contra a Espanha em riqueza, mercadorias e hegemonia. Para o Brasil colonia restou ser caracterizado somente como um ponto de extração de riquezas, como o massacre de povos nativos e sua cultura local massacrada pelo cristianismo.
A história pode sempre nos ensinar, inclusive nos bons e maus momentos. É uma ferramenta, que deve ser utilizada como forma de aprendizado para podermos prosseguir como sociedade, mas também como pensadores críticos do nosso tempo.
ATIVIDADE
1) Baseando-se no texto apresentado e suas reflexões sobre o texto e as formas de civilizações e história do passado, escreva um texto um texto associando o conteúdo com a necessidade do progresso dos seres humanos em sempre evoluir sem se importar com as consequências. (10-15 linhas)
Respostas
respondido por:
6
Resposta:
pprt fi bagulho local vei
juliadepaivanunes:
nem respondeu. emfim o mundo. kakkakakak
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás