• Matéria: Sociologia
  • Autor: pedroiz1407
  • Perguntado 5 anos atrás

O RELATIVISMO CULTURAL é uma teoria que foi desenvolvida como forma de evitar com que visões etnocêntricas influenciassem negativamente na compreensão da cultura de outros povos. ▉ Com base nisso, é correto afirmar que o relativismo cultural: *


A) busca comparar as qualidades boas e ruins entre as diferentes culturas, para enquadrá-las no bom caminho.

B) reconhece que, para entendermos as diferentes culturas, é preciso classificá-las a partir das suas diferenças biológicas e hereditárias, pois é isso que influencia os distintos comportamentos.

C) defende a união de todas as culturas em uma só, para facilitar a comunicação e integração entre os povos.

D) defende que devemos tentar ensinar os nossos valores éticos e humanos aos povos primitivos para que progridam e, no futuro, possamos ser um só povo.

E) tenta construir interpretações da cultura de outros povos a partir do que os membros da cultura estudada fazem, dizem e interpretam sobre sua própria vida.​

Respostas

respondido por: Pega0Pato
2

Resposta:

Alternativa B

Explicação:

O relativismo cultural nega a polarização de apenas uma cultura, visto que ele está associado a uma visão mais ampla, focada nas diferenças entre as culturas.

Vale notar que a diferenciação cultural não é necessariamente negativa, ela serve para classificar cada cultura, e, a ciência tem um papel importante na preservação dos aspectos positivos e das diferenças de cada uma, sem descrição pelo fato de uma ser primitiva e outra não.

As subculturas fazem parte do macro, e, nós, enquanto indivíduos que utilizam de linguagens próprias, formas de expressão e comunicação, nos direcionamos para pequenos grupos que reforçam nosso caráter social, estando sempre em constante mudança.

Perguntas similares