1. Segundo o estudioso Pierre Verger, foi principalmente após 1830, quando os muçulmanos destruíram a cidade de Oió, capital política dos iorubás naquele momento, que eles foram trazidos para o Brasil como escravos, principalmente para o Recôncavo baiano. Que indivíduos iorubás chegavam no Brasil como escravizados?
a) A maior parte dos iorubás trazidos como escravos era constituída de camponeses que não pagavam suas dívidas com os portugueses. Como os portugueses faziam comércio em todas as partes da África essa prática se tornou comum nos reinos iorubás.
b) Nas cidades iorubás os homens e mulheres mais velhos eram discriminados. Assim, a maior parte dos iorubás que chegaram como escravizados no Brasil eram pessoas de idade mais avançada que não serviam mais para o trabalho nas aldeias africanas.
c) A maior parte dos iorubás trazidos como escravos para o Brasil eram pessoas condenadas pela justiça. Assassinos, ladrões, falsificadores e pessoas que não pagavam impostos cobrados pela cidade de Ifé fazem parte da maioria dos iorubás vendidos como escravos.
d) Entre os iorubás aqui chegados haviam pessoas de diferentes condições como artistas, sacerdotes, príncipes e líderes políticos empregados sobretudo em trabalhos urbanos e domésticos na cidade de Salvador e no recôncavo baiano.
Respostas
respondido por:
18
Resposta: 1 d 2 d
Eu vi na correção
respondido por:
10
Resposta:
1-D
2-D
Explicação:
Espero ajudar :)
raquelsantosdelima19:
É isso mesmo ne?
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás