1. Um termoscópio é um termômetro qualitativo. Ele não é capaz de medir com exatidão temperaturas de objetos como deve fazer o termômetro. Seu uso é justificável para escapar da incerteza sensorial do corpo humano quanto à noção de temperatura. O bulbo do termoscópio funciona como sensor de temperatura. Quando um objeto mais quente, no caso a mão de uma pessoa, se aproxima do bulbo, a coluna de líquido reduz sua altura (Figura 1). A redução de altura do líquido é melhor explicada em: *
a) A coluna de ar aquecida pela mão tenta escapar pelo líquido e o faz descer.
b) O ar aquecido fica mais pesado empurrando o líquido para baixo.
c) O ar aquecido tem sua pressão aumentada, mas como o líquido no reservatório está sob pressão constante, o ar expande seu volume empurrando a coluna de líquido para baixo.
d) O ar aquecido reduz sua pressão e expande, o líquido do reservatório está livre e assim desce para ceder espaço ao ar.
Respostas
Resposta:
c) O ar aquecido tem sua pressão aumentada, mas como o líquido no reservatório está sob pressão constante, o ar expande seu volume empurrando a coluna de líquido para baixo.
Explicação:
A redução de altura do líquido no termoscópio é melhor explicada em; Alternativa C:
- O ar aquecido tem sua pressão aumentada, mas como o líquido no reservatório está sob pressão constante, o ar expande seu volume empurrando a coluna de líquido para baixo.
O termoscópio foi um dispositivo revolucionário, criando por Galileu. No início do século XVII, consistia em um cilindro de vidro fechado nas extremidades e com uma mistura de água e álcool em seu interior.
O termoscópio de Galileu tem funcionamento baseado na dilatação das substâncias, assim pode medir a temperatura de um corpo externo ao aparelho, baseado na pressão do ar.
Mudanças na temperatura do ar contido nesta ampola, exercem uma pressão positiva ou um efeito de sucção na coluna de água localizada abaixo, fazendo com que ela diminua ou suba, respectivamente.
Você pode ler mais em: : https://brainly.com.br/tarefa/38814723