Respostas
Resposta:
Já ao final do Romantismo brasileiro, a partir de 1860, as transformações econômicas, políticas e sociais levam a uma literatura mais próxima da realidade; a poesia reflete as grandes agitações, como a luta abolicionista, a Guerra do Paraguai, o ideal de República.
Explicação:
Romantismo se referia a um movimento cultural que buscava desenvolver uma forma particular de sentimento nacional.
Os artistas e poetas românticos geralmente criticam a glorificação da razão e da ciência.
Eles se concentraram em emoções, intuição e sentimentos místicos. O esforço deles era criar um senso de herança coletiva compartilhada, um passado cultural comum como a base de uma nação.
O romantismo influenciou a ideologia política, convidando ao engajamento com a causa dos pobres e oprimidos e com ideais de emancipação social e progresso. Ao promover a imaginação sobre a razão, os românticos encorajaram os indivíduos a experimentar ousadamente, a questionar as coisas em vez de aceitá-las cegamente.
Como modo de pensar, o romantismo revolucionou a literatura, a religião e a filosofia. Questionava o modo de pensar estabelecido que se espalhou amplamente com a era do Iluminismo: a era que deu prioridade à razão e preferência às idéias. Isso deve trazer uma nova ideia, que é os sentimentos podem levar à 'verdade'.