Respostas
Resposta:
Portugal foi o primeiro país a se unificar na Europa, tinha uma posição geográfica privilegiada (todos os seus portos estavam no Atlântico), havia uma relação de acordo entre a burguesia e a monarquia nacional e o país tinha tradição cultural de navegação, razões pelas quais foi pioneiro neste processo.Portugal, graças a isto, conseguiu se firmar como um vasto império, tendo sido o primeiro grande parceiro comercial europeu na Ásia e estabelecido laços comerciais nas Américas e na África também.
2- O Infante Dom Henrique de Avis, 1º duque de Viseu e 1° senhor da Covilhã, foi um infante português e a mais importante figura do início da era das descobertas, popularmente conhecido como Infante de Sagres ou O Navegador.
3- Por que os Árabes, que também eram chamados de Mouros,dominavam a região do Mar Mediterrâneo.
4- Conquista de Ceuta ocorreu em 1415, simboliza o começo da expansão ultramarina portuguesa.
5- Em 1488 Bartolomeu Dias foi o primeiro europeu a dobrar o Cabo das Tormentas. Na esperança de abrir novos caminhos às descobertas portuguesas o cabo foi rebatizado como sendo da Boa Esperança. No final do século XV, a marinha portuguesa já tinha explorado a maior parte da costa africana virada ao Atlântico.
6- Em 20 de maio de 1498, o navegador e explorador português Vasco de Gama tornou-se o primeiro europeu a atingir a Índia atravessando os oceanos Atlântico e Índico, quando chegou a Calicute, abrindo assim o caminho para as Índias.