Leia.
O problema agrário está na base dos conflitos sociais e políticos da História do México, desde a independência até a revolução. Todas
as tentativas de mudança estrutural - Independência, Reforma, Porfiriato, Revolução - decorrem da necessidade essencial de resolver
essa questão-chave.
AMÉRICO NUNES Adaptado de As revoluções do México. São Paulo: Perspectiva, 1980.
Identifique o problema agrário ao qual se refere o autor do texto e estabeleça sua relação com a Revolução Mexicana de 1910.
Respostas
A concentração da propriedade da terra nas mãos de poucos. Isso acirrou o descontentamento da maioria camponesa e indígena que estava sendo alijada de suas propriedades individuais ou coletivas. A Revolução Mexicana de 1910 teve a dimensão de que os camponeses do sul, liderados por Emiliano Zapata, invadiam e incendiavam fazendas e refinarias de açúcar, e ao mesmo tempo organizavam um exército popular. Ao norte, o movimento camponês foi liderado por Pancho Villa, também defendendo a reforma agrária.
A Revolução Mexicana de 1910 teve como seus principais objetivos a luta pela revalorização da cultura indígena e a reforma agrária, buscando a distribuição de terras entre os camponeses com o direito de expropriação de terras pelo Estado.
A Revolução Mexicana
A necessidade de terras gerou o início da revolução que teve como lema “Tierra y Libertad”. Tal movimento levou ao reconhecimento do direito indígena sobre as terras ancestrais, além da criação do salário mínimo e da jornada de trabalho de oito horas diárias, e a separação definitiva entre Estado e Igreja.
Confira mais informações sobre Revolução Mexicana aqui: https://brainly.com.br/tarefa/5137457
#SPJ2