O setor hoteleiro no Brasil vive um momento eufórico, dado que houve crescimento nos últimos anos e também devido ao fato de que o país será a sede nos próximos anos da copa do mundo de futebol e de uma olimpíada. Assim, o presente estudo buscou explorar a concepção atual de proprietários e gestores de hotéis sobre o consumo de energia, fundamentalmente elétrica, em suas operações, bem como ações que estão sendo empregadas para reduzir o consumo sem dano aos usuários. Tendo sido conduzido em uma rede de cooperação que integra hotéis no Brasil, iniciou-se pela revisão teórica sobre redes de cooperação, perpassando conceitos e estatísticas sobre energia. O método utilizado foi Estudo de Caso com entrevistas semi-estruturadas e formulário de pesquisa que visou qualificar as informações a serem trabalhadas. Por fim, após a análise descritiva dos dados obtidos, é conduzida a análise das considerações realizadas após a leitura e compreensão das respostas obtidas nas entrevistas e por meio dos formulários de pesquisa que retornaram. (SILVA, P. M.; FLÔR, S. L. B. A gestão da energia em redes de cooperação: um estudo de caso da Versare Rede de Hotéis. Revista Hospitalidade, v.7, n.2. p. 24-37, 2010).
A partir da leitura do resumo acima identifique qual é o tipo de estratégia de pesquisa utilizada pelos pesquisadores:
( ) ESTUDO DE CAMPO
( ) ESTUDO DE CASO
( ) PESQUISA-AÇÃO
( ) PESQUISA EX-POST FACTO
( ) SURVEY
Respostas
Resposta:
Estudo de Caso
Explicação:
O texto deixa claro que o métdo de pesquisa é o de estudo de caso na seguinte frase "O método utilizado foi Estudo de Caso com entrevistas semi-estruturadas e formulário de pesquisa que visou qualificar as informações a serem trabalhadas"
De acordo com o texto original diponibilizado na internet, este menciona ainda nas páginas 8 e 9 que a metodologia de pesquisa aplicada é a de "Estudo de caso".
Segue abaixo parte do texto da página 8:
"Metodologia de Pesquisa
O método a ser utilizado será o Estudo de Caso da Versare Rede de Hotéis, pois segundo Yin (2001, p. 27) o estudo de caso é a estratégia escolhida ao se examinarem acontecimentos contemporâneos. Visa responder perguntas do tipo “como” e “por que” sobre um conjunto de acontecimentos sobre os quais o pesquisador tem pouco ou nenhum controle. "