Em conformidade com o pensamento dos filósofos Platão e Aristóteles, marque (P) para Platão e (A) pra Aristóteles Afirmava que existem dois mundos: o sensível (aparência) que é aquele em que nos encontramos e o inteligível (essência) que só pode ser alcançado pela razão e pela lógica. Assim, nenhum objeto concreto conseguiria representar a si mesmo na sua totalidade. Somente a ideia asseguraria o conhecimento seguro que seria acessada pelo intelecto, pela razão.
( ) Enquanto seu mestre defendia a existência do mundo das ideias e do mundo sensível, esse filósofo pregava o conhecimento obtido a partir do mundo em que vivemos.
( ) Estamos, pois, de acordo quando, ao ver algum objeto, dizemos: “Este objeto que estou vendo agora tem tendência para assemelhar-se a um outro ser, mas, por ter defeitos, não consegue ser tal como o ser em questão, e lhe é, pelo contrário, inferior”. Assim, para podermos fazer estas reflexões, é necessário que antes tenhamos tido ocasião de conhecer esse ser de que se aproxima o dito objeto, ainda que imperfeitamente.
( ) Foi um dos filósofos que mais influenciaram a cultura ocidental. Para ele, a filosofia tem um fim prático e é capaz de resolver os grandes problemas da vida. Considera a alma humana prisioneira do corpo, vivendo como se fosse um peregrino em busca do caminho de casa. Para tanto, deveria transpor os limites do corpo e contemplar o inteligível.
( ) Ele percebeu a importância das ideias (razão), mas associou às ideias (razão) a observação do mundo natural, usando os seus cinco sentidos para investigar o mundo ao seu redor, estudando as aves, peixes e a natureza em geral.
( ) Esse filósofo inaugura a sua metafísica (Além da física) para explicar de onde vem o conhecimento. Ele criou a Teoria da Reminiscência. Nesta teoria ele afirma que a alma pertenceria ao Mundo das Ideias e que ela de antemão já teria aprendido muitas coisas. Ao nascermos, a alma encarnaria no corpo. O corpo, este no qual vivemos pertence ao Mundo Sensível.
( ) Busca explicar a realidade do devir e da mudança a que estão submetidas às coisas causadas, elaborando a teoria das quatro causas e a distinção entre ato e potência. Tudo que acontece tem suas causas, essas são a explicação ou o porquê de certa coisa ser o que é. A mudança implica uma passagem da potência ao ato; o ato é o estado de plena realização de uma coisa; a potência, a capacidade que algo tem para assumir uma determinação.
a) P, A, P, A, P, P, P
b) P, P, A, A, P,P,A
c) P, A, P, A, P,A,P
d) P, A, P, P, A, P, A
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
D;
Explicação:
- P
- A, pois Aristóteles era aluno de Platão.
- P
- P
- A
- P
- A
Alternativa D.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás